Fiscalização encontra bombas de combustível irregulares no sul da Bahia

Compartilhe

Alguns postos vendiam quantidades menores que as pagas pelo consumidor. Pelo menos 18 bicos e duas bombas foram lacrados em função de vazamento interno. Os nomes dos postos não foram divulgados. 

A força-tarefa reunindo Procon, Ibametro, a Agência Nacional do Petróleo e o DPT, com o apoio da Sefaz, das polícias Civil e Militar, encontrou também 42 bombas em mau estado, postos sem alvará, problemas de segurança nas instalações e ausência de equipamentos de análise. 

As irregularidades foram identificadas na 3ª etapa da Operação Posto Legal, entre os dias 10 e 12 de setembro, em Itabuna, Ilhéus e Una, no sul; Barreiras e Cristópolis, no oeste.

Nesta etapa, 24 postos de combustíveis foram fiscalizados. Ao todo, a operação já atuou em 68 postos de diversas regiões e não tem data para terminar. O objetivo é alcançar, nos próximos meses, todos os postos em funcionamento no estado.

As irregularidades relacionadas à quantidade de combustível entregue ao consumidor e ao funcionamento das bombas são aferidas pelo Ibametro, que identificou ainda uma bomba com violação de ponto de selagem nesta etapa da Posto Legal. A ANP averigua itens relacionados à qualidade do combustível, com apoio do DPT.

A Sefaz fez levantamentos de estoque em todos os estabelecimentos fiscalizados e notificou 13 postos por omissão da taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). Um posto foi notificado por utilizar máquina de cartão de crédito em nome de outra empresa.