Líder de Bolsonaro no Senado é alvo de Operação da PF por suspeita de receber propina

Compartilhe

Jair Bolsonaro estuda se substitui o líder do governo no Senado ou não. Cargo já foi colocado à disposição.

O senador e ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e o filho, deputado Fernando Coelho Filho (MDB-PE), foram alvos de buscas e apreensões autorizadas pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro. 

A acusação é de que o senador Fernando Bezerra Coelho e o filho receberam juntos R$ 5,5 milhões em propinas das empreiteiras envolvidas na Operação Turbulência, iniciada em 2017. 

Segundo a PF, a investigação também constatou que dívidas pessoais de autoridades, principalmente relativas às campanhas eleitorais, foram pagas pelas empresas ora investigadas. A operação apura ainda o uso de empresas de fachada, controladas pelos colaboradores, na lavagem de dinheiro de empreiteiras e no pagamento de propinas a políticos.

Desde fevereiro, Bezerra Coelho é líder do governo de Bolsonaro no Senado. De 2011 a 2013, foi ministro da Integração Nacional na gestão de Dilma Rousseff (de 2011 a 2013). Fernando Coelho Filho foi ministro de Minas e Energia no governo de Michel Temer (de 2016 a 2018).