Menu
Banner Prefeitura TOPO
22 de Junho de 2017
GERALDINHO ALVES

GERALDINHO ALVES

Golpe na Lava Jato? Depois do TSE, Gilmar Mendes pode dar novo show no STF hoje

Depois daquele espetáculo vergonhoso feito pelo pleno do TSE, comandado pelo ministro Gilmar Mendes, pra não cassar a chapa Dilma-Temer, chegou a vez do STF tirar poderes do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato e até cancelar o acordo de delação premiada do dono da JBS/Friboi feito pela Procuradoria Geral da República. nesta quinta (22), o pleno do STF vota o caso. Gilmar Mendes também estará lá encenando. Por que será que quando a suprema corte se reúne a gente tem vontade de vomitar?  

Governo estadual antecipa 30% do salário de junho aos servidores

O Governo do Estado vai antecipar o pagamento de 30% do salário do mês de junho para os cerca de 260 mil funcionários ativos, aposentados e pensionistas. Na sexta-feira (23), o dinheiro já estará disponível, conforme anunciou o governador Rui Costa durante entrevista para a Record TV Itapoan, na manhã desta quarta-feira (21). Ele afirmou que a medida vai incrementar a economia no estado, enfatizando que "as pessoas vão poder curtir o São João e o São Pedro, tendo recursos para viajar”. A outra parte dos vencimentos será quitada no último dia útil do mês de junho, dia 30, conforme tabela anual de pagamento divulgada em janeiro de 2017. O Governo do Estado tem assegurado o pagamento dos servidores rigorosamente em dia, mesmo diante da crise econômica nacional, graças à adoção de medidas que estão mantendo equilibradas as finanças do Estado.

TJ-BA vai mesmo desativar comarcas de Itabela, Itagimirim e Itapebi. Eunápolis vai se tornar Entrância Final

Nesta quarta-feira, 21 de junho, a Comissão que cuida da reforma do Judiciário baiano se reuniu no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador e, apesar dos esforços da OAB e população, manteve Itabela e Itagimirim (que já agrega Itapebi desde 2014) na lista das comarcas que serão desativadas no interior. Foram retiradas da lista as comarcas de Belmonte e Guaratinga. Ainda resta submeter a proposta ao Pleno do TJ-BA. 

ITABELA - A perda da comarca de Itabela terá impacto negativo na cidade de 40 mil habitantes, localizada na BR 101, maior produtora regional de café conilon e com 26 advogados residentes no município. A comarca local tem até jurisdição eleitoral, arrecadação judicial e extrajudicial, possuindo um grande acervo processual. Eunápolis, a 27 km, vai incorporar a demanda judicial de Itabela, elevando-se com isso a Entrância Final na reestruturação do Judiciário. 

ITAGIMIRIM – Mesmo agregando a demanda judicial de Itapebi, a comarca de Itagimirim, de 7,3 mil habitantes, tem sua desativação como certa (levando Itapebi no pacote) devido ao reduzido acervo processual de apenas 120 processos por ano, em média. A demanda das duas cidades também será incorporada a Eunápolis.       

Belmonte: deputado Jânio Natal impede desativação da comarca local

Uma fonte do judiciário baiano informou ao Bahia40graus, extraoficialmente, que o deputado Jânio Natal (PTN) teria conseguido impedir que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) retirasse Belmonte da lista de dezenas de comarcas que serão desativadas no interior dentro do Plano de reforma do Judiciário. Nesta quarta-feira, 21 de junho, houve mais uma reunião da Comissão do TJ-BA encarregada da reestruturação das comarcas. O pleno da Corte vai decidir em breve. As desativações das comarcas de Itabela e Itagimirim (que tem Itapebi agregada) estão confirmadas. Guaratinga também já foi retirada da lista.  

Assinar este feed RSS
  • Jornalista Responsável: Carlos Geraldo Alves MTE/BA 4162 - Fundação: janeiro de 2008
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Tel.: (73) 3281-6908 / (73) 99814-6777