Menu
Banner Prefeitura TOPO
20 de Junho de 2018

Home - Bahia 40 Graus

Campanha de vacinação contra gripe H1N1 se encerra nesta quinta em Eunápolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis informa que a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 (Influenza), prorrogada duas vezes pelo Ministério da Saúde (MS), vai ser encerrada nesta quinta-feira, 21 de junho, em todos os postos do SUS da cidade, já que na sexta-feira, dia do jogo da seleção na Copa será ponto facultativo. Mas a vacina continuará disponível nos postos mesmo depois da campanha.

 

A meta de vacinar 90% do público alvo, estabelecida pelo MS, foi atingida no município em praticamente todos os grupos de risco. De acordo com dados da Vigilância em Saúde, 19.496 pessoas já foram vacinadas até a terça-feira, 19 de junho, correspondendo a 92,4% do total global, sem contabilizar os professores e pessoas com duas ou mais doenças crônicas.  

 

A vacina está disponível para idosos a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a menores de 5 anos (faixa que ainda não foi atingida a meta); trabalhadores da saúde; professores das redes pública e privada; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); presidiários; funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas (como o diabetes).

 

A superintende de Vigilância em Saúde, Kelly Rebouças, alerta aos pais de crianças de 2 anos acima e menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas para procurarem imediatamente o postos de saúde mais próximo. “As crianças nessa faixa etária têm grande risco de contrair a gripe, que pode trazer complicações e até óbito, caso não sejam vacinadas”, adverte Kelly.

Leia mais ...

Oito cidades da Costa do Descobrimento ganham equipamentos agrícolas

O governador Rui Costa entregou nesta segunda-feira, 18 de junho, o primeiro lote de equipamentos agrícolas destinados ao Condesc (Consórcio de Desenvolvimento da Costa do Descobrimento), colegiado integrado por 8 municípios da região - Eunápolis, Porto Seguro, Itabela, Guaratinga, Itagimirim, Itapebi, Cabrália e Belmonte). O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, sua esposa prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira e o deputado Ronaldo Carletto representaram o Condesc e a região na cerimônia realizada no Parque de Exposições em Salvador. A patrulha agrícola mecanizada completa terá 19 equipamentos. Os dois primeiros entregues na segunda são uma motoniveladora e um trator 125 cv. No evento, os prefeitos presentes assinaram ainda o termo de adesão ao Programa Garantia Safra, que garante uma renda mínima a famílias de agricultores que sejam prejudicadas por falta ou excesso de chuva.

Leia mais ...

Eunápolis sedia e ganha 4ª etapa do campeonato baiano de Jiu-Jitsu

Aconteceu neste domingo, 17 de junho, no Ginásio de Esportes de Eunápolis, a 4ª Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu. Confira os vencedores:

 

POR EQUIPE

1º Lugar - Equipe Carranca Team - Eunápolis

 

2º Lugar - Equipe Simetria Fight - TeIxeira de Freitas

 

3º Lugar - Equipe Cemilton Reis - Porto Seguro

 

Os atletas campeões que garantiram vaga para o Internacional Pró-UAEJJF a ser realizado em Brasília foram:

 

Faixa Preta

Márcio Bomfim - Carranca Team

 

Faixa Marrom

Bartholomeu Masseli - Equipe Simetria

 

Faixa Roxa

Mateus Galvão - Simetria

 

Faixa Azul

Atairon Santos - Simetria

Laiandra Santos - Carranca Team

 

Faixa Branca

Mateus Novais - Equipe Cemilton Reis

 

Marina Carraro - Equipe Carranca Team

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadasA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadasA imagem pode conter: 1 pessoa, campo de beisebolA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de beisebol, criança e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de beisebol e área interna

 

Leia mais ...

PPS anuncia apoio a José Ronaldo

O Partido Popular Socialista (PPS) confirmou, na manhã deste domingo (17), o apoio à candidatura de José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana, a governador do estado, pelo Democratas. O anúncio foi feito durante o Congresso Estadual da legenda, realizado no auditório do Salvador Shopping Business, no Caminho das Árvores.

O evento foi presidido pelo vereador por Salvador Joceval Rodrigues - presidente do partido e pré-candidato à Câmara Federal. Participaram ainda o vereador Euvaldo Jorge, lideranças estaduais e municipais e membros de outros partidos, como, Antônio Albino e Marcos Maurício do PSDC.

Dentre as pautas do congresso, discussões sobre o cenário político baiano, as estratégias traçadas para as eleições de 2018, a apresentação oficial dos pré-candidatos do partido para deputados estadual e federal, além do anúncio da coalizão com a candidatura de José Ronaldo para o Governo da Bahia.

Leia mais ...

Quatro anos depois do 7x1 prefeitura de Cabrália faz homenagem à Alemanha

Agnelo Júnior, prefeito de Cabrália, gastou um pouco do escasso dinheiro do município para colocar no letreiro turístico na entrada da cidade, na praia de Arakakaí, as cores do Brasil, além de decorar as ruas do centro da cidade de verde e amarelo. Até aí tudo bem, o clima é de Copa do Mundo na Rússia. Mas ele também colocou no letreiro e na decoração de rua as cores da Alemanha, cuja lembrança da torcida brasileira ainda é aquele placar de 7x1. Agnelo disse, por meio de sua assessoria, que vai torcer para Alemanha caso o Brasil seja eliminado na Copa (vira essa boca pra lá), citando o fato dos alemães terem se hospedado em Santo André na Copa de 2014. A assessoria inclusive disse que o letreiro vai aparecer na TV. "Somos todos Brasil nessa Copa, mas tenho certeza que a Alemanha é a segunda seleção de todos nos cabralienses", disse o prefeito Agnelo Júnior.

 

Nenhum legado - Mas qual legado deixou para o município a Copa de 2014? Nenhum. O Campo Bahia, local onde ficou a seleção alemã, foi um investimento dos próprios alemães, virou opção vip de hospedagem para estrangeiros, mas tudo isso não gerou nenhuma contrapartida para a cidade. Se gerou, alguém embolsou no caminho. Aliás, há rumores nos bastidores sobre o dinheiro da Copa, envolvendo protagonistas que continuam atuando na política e no turismo na região. Uma famosa revista da Alemanha já andou até investigando isso.

 

Turismo de sobras - Torcer para os alemães justificando o fato deles se hospedarem no município na Copa é forçar a barra. O turismo da cidade ainda vive das sobras de Porto Seguro. Também precisa ser melhor fiscalizado. Veja o caso da falta de transparência com o dinheiro da taxa de embarque dos passeios náuticos. A prefeitura até agora não esclareceu ou mostrou a prestação de contas.

 

Cadê o dinheiro? - Com tantas festas, eventos e oba-oba, para onde está indo o dinheiro dos turistas que visitam Cabrália? Não só Agnelo precisa responder a essa pergunta, mas também todos os gestores que sentaram na cadeira de prefeito nos últimos 18 anos. A cidade continua sendo uma das mais pobres da região sem perspectiva de mudança na economia e com a desigualdade social aumentando. Por sinal, ‘mudança’ foi promessa de Agnelo no palanque da campanha eleitoral 2016. Mas viva a Alemanha!

 

Leia mais ...

Dados defasados (de 2016) colocam Eunápolis como cidade mais violenta da Bahia. Não é mais!

A desinformação dominou o noticiário negativo nesta sexta-feira, 15 de junho, colocando Eunápolis como a cidade mais violenta da Bahia e a 2ª mais violenta do Brasil entre 309 mil cidades com mais de 100 mil habitantes.

 

O fato é que o Atlas da Violência 2018, divulgado como ‘realidade’ dos municípios baianos não passa de um documento com números bem defasados, coletados no ano de 2016, elaborado com banco de dados fornecidos pelas secretarias municipais de Saúde que não correspondem à realidade atual da violência na Bahia e principalmente em Eunápolis, nos dois últimos anos.

Imagem relacionada

O delegado Moisés Damasceno (foto), coordenador regional da Polícia Civil na microrregião de Eunápolis, postou nas redes sociais uma Nota esclarecendo que em 2016 Eunápolis registrou 110 homicídios (um a cada três dias), enquanto que em 2017 esse número caiu para 54, mais de 50%. Damasceno destaca que a tendência de queda no número de homicídios continua em 2018.

 

O delegado ressalta ainda na Nota que a redução da criminalidade na cidade resultou na premiação (Prêmio Desempenho Policial) dos profissionais de Segurança Pública da microrregião, recebida do governo estadual.

 

Contestação - Em Nota a SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública) contestou os números do Atlas, criticando a metodologia de coleta do banco de dados das secretarias municipais de Saúde, que para o órgão apresenta diversas falhas. A SSP-BA critica ainda o fato de o Atlas não usar dados do Ministério da justiça, fornecidos pelas secretarias de segurança estaduais. “Infelizmente, são aventureiros querendo surfar em uma situação cuja origem está nos problemas sociais e não na ausência das forças de segurança”, conclui a Nota.

 

Leia mais ...

Prefeito de Eunápolis nega boatos da desativação do Samu

O fake news pautou o prefeito Robério Oliveira nesta quinta-feira, 14 de junho. Por telefone, ele participou do programa de Jota Bastos, na Ativa FM, desmentindo os boatos de que o Samu regional seria desativado em Eunápolis. Nas redes sociais, desde a terça-feira (12), diversos cards fake news deixaram dúvidas na população. A exemplo do que fez o secretário de Saúde Rodrigo Kuada, ontem no mesmo programa de rádio, Robério detalhou os custos elevados bancados pela prefeitura para atender a população regional e contou as novidades e avanços da saúde, exaltando a qualidade do secretário Kuada. E reafirmou que os ajustes financeiros necessários não vão afetar a qualidade dos serviços ofertados à população.  

 

Leia mais ...

Produtor rural renomado em Eunápolis Nelson Tozzi morre aos 72 anos

Internado há quase uma semana no hospital Ames, em Eunápolis, o produtor rural Nelson Tozzi, 72 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, 14 de junho. A causa da morte ainda está sendo estudada pelo corpo médico do hospital, mas Bahia40graus apurou que trata-se de um raro acontecimento na medicina. .

Fazendeiro da região do distrito rural de Gabiarra, onde residia e gozava de grande prestígio, Nelson Tozzi foi um dos pioneiros da produção de leite na região. O velório será no Memorial Santo Antônio, na Rua Princesa Isabel, bairro Pequi. O sepultamento será no final da tarde deste sexta (15), no cemitério do Campo Santos, no Alto da Boa Vista.

Leia mais ...

Secretário de Saúde de Eunápolis esclarece questão do Samu regional no programa de Jota Bastos

Rodrigo Kuada, secretário de Saúde de Eunápolis, foi entrevistado pelo radialista Jota Bastos, nesta quarta-feira, 13 de junho, na rádio Ativa FM, onde falou dos avanços da saúde pública municipal, esclareceu a questão do Samu regional e também anunciou novidades: a renovação da frota que atende diversos programas de Saúde, o andamento da reforma da UPA do Rosa Neto, os avanços no Hospital Regional e a mudança da sede da Secretaria. A entrevista na íntegra pode ser vista no facebook na página Jota Bastos Repórter.

Mais facebook - Rodrigo Kuada também foi entrevistado no mesmo dia, às 16:30 horas, pelo radialista Washington Teixeira, ao vivo no facebook, no Eunápolis Acontece, onde voltou a falar das mesmas questões, dessa vez acompanhado do coordenador regional do Samu, Wilkerson Araújo. Essa entrevista também está disponível na página da prefeitura no face.   

 

Leia mais ...

Prefeito de Itabela cancela festa do niver da cidade marcada para amanhã devido aos estragos da chuva

Com a cidade registrando 28 pontos de alagamento, o prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto (PRB), decidiu cancelar a festa do niver do aniversário de 29 anos de emancipação político-administrativa do município, que aconteceria nesta quinta-feira, 14 de junho. “Não temos motivo pra fazer festa com a cidade com tantos pontos de alagamento”, disse o prefeito. Francisquetto ressaltou que Itabela enfrenta dificuldades de infraestrutura há 20 anos e que a prefeitura está priorizando resolver o problema da Rua Dr Talma Sampaio, onde está localizado o abrigo dos idosos, que foi invadido pelas águas no fim de semana.

Máquinas iniciam trabalho para resolver problemas de alagamento. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS
  • Jornalista Responsável: Carlos Geraldo Alves MTE/BA 4162 - Fundação: Novembro de 2012
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
  • Tel/Whatsapp: (73) 99814-6777