Menu
Banner Prefeitura TOPO
28 de Julho de 2017

Home - Bahia 40 Graus

Cabrália: secretário de Cultura Jair Sisan é eleito Conselheiro Cultural da região durante o 4º Encontro de Política e Gestão Culturais

O secretário de Cultura de Santa Cruz Cabrália , Jair Sisan, representou o município no 4º Encontro de Política e Gestão Culturais, realizado em Feira de Santana, nos dias 25 e 26 de julho, que reuniu gestores de cultura de todo o estado da Bahia. Na ocasião, Jair foi eleito Conselheiro Cultural da Costa do Descobrimento.

O evento foi promovido pela Secretaria estadual de Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, com o objetivo fortalecer as redes dos agentes culturais existentes na Bahia e incentivar a criação e a consolidação de órgãos institucionais dos poderes públicos - municipal e estadual. 

O secretário Jair Sisan comentou sua participação no encontro: “Acho importante a troca de experiências com quem faz cultura no estado. Cabrália vem resgatando e valorizando as manifestações culturais locais que estavam esquecidas. Como o carnaval cultural, as quadrilhas juninas. A experiência adquirida neste encontro de Feira de Santana nos leva a pensar no fortalecimento da cultura como política pública não apenas em nossa cidade, mas em toda a região”, declarou o secretário. “Desde o começo da gestão, o prefeito Agnelo Santos vem apoiando nossas ações na Secretaria de Cultura”, concluiu Jair Sisan, único secretário municipal de Cultura da Costa do Descobrimento presente ao evento. Apenas Porto Seguro e Guaratinga participaram, mas com representantes do 2º escalão.

Leia mais ...

Eunápolis: Asfalto chega a Avenida do Oeste, ligando Gusmão ao Centauro

Continuando o programa de mais de 225 mil metros quadrados de asfalto, a Prefeitura de Eunápolis começou a asfaltar, nesta segunda-feira, 24 de julho, a Avenida do Oeste, importante ligação dos bairros Gusmão-Centauro. “É o maior programa de infraestrutura e pavimentação urbana da história de Eunápolis, com investimento de mais de R$ 12milhões. Nós estamos priorizando avenidas de grande fluxo de pessoas e veículos, além daquelas que já possuem pavimentação com paralelepípedos”, destacou o prefeito Robério. A prefeitura está usando asfalto usinado, que tem maior durabilidade e capa com mais qualidade. 106 ruas de 16 bairros serão contempladas com pavimentação asfáltica e sinalização, melhorando a qualidade de vida dos moradores, valorizando os imóveis e aumentando a mobilidade urbana das localidades. Além do serviço de pavimentação, a Prefeitura também está recuperando e recapeando diversas vias do município na Operação Tapa Buraco.

Leia mais ...

Combate a pedofilia: Polícia Federal faz prisões na Bahia e mais 13 estados em 51 cidades nesta terça

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (25), operação contra exploração sexual de crianças e o compartilhamento de pornografia infantil na internet em 51 cidades de vários estados brasileiros, inclusive na Bahia. Foram expedidos três mandados de prisão preventiva, 72 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, que é quando a pessoa é leva para prestar depoimento no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Piauí, Pará e Sergipe. Segundo a PF, a investigação teve como base o monitoramento de um site russo utilizado como uma espécie de “ponto de encontro” de pedófilos do mundo todo.

Leia mais ...

Prefeita Cláudia Oliveira conquista recuperação da BA-001 que liga a BR 367 a Trancoso

Começa nesta semana a obra de recuperação da BA-001, importante estrada que liga a BR-367 ao distrito de Trancoso, ligando ainda ao acesso ao distrito de Arraial Dajuda, ambos em Porto Seguro. A rodovia será recapeada em toda sua extensão, garantindo mais segurança aos motoristas que trafegam no local, incluindo estudantes universitários, produtores rurais, moradores e turistas que utilizam a estrada. 

Parceria

 

A obra será executada pelo Governo da Bahia e representa mais uma conquista política da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, que tem sido prontamente atendida em seus pleitos ao estado. “O governador Rui Costa tem sido um grande parceiro e feito muito por nossa cidade. Agradeço a todos os parceiros vereadores, na pessoa do vereador Rodrigo Borges, que também nos procurou para buscar junto ao governador mais esta realização em nossa cidade”, completou a gestora.

Leia mais ...

Copão Interbairros define equipes para as quartas-de-finais em Porto Seguro

Embora o tempo estivesse chuvoso, o clima não atrapalhou as equipes de futebol amador de Porto Seguro a disputarem a terceira rodada, com jogos de volta, do Copão Interbairros. Pra Viver e Ser Feliz, definindo os times das quartas de finais.   

As equipes de Vera Cruz, Baianão, Pindorama, Parque Ecológico, Paraguai, Itapuã, Jaqueira, Agrovila, Itaporanga e Sede (biônico) garantiram suas vagas na terceira fase, que se inicia na próxima semana. 

Resultado 

No placar de domingo os resultados foram bem equilibrados, com apenas duas goleadas e dois empates: Vera Cruz 3 x 0 Trancoso; Bairro Novo 1 x 1 Baianão; Sede 2 x 1 Pindorama; Parque Ecológico 8 x 2 Mercado do Povo; Paraguai 1 x 0 Arraial Ajuda; Itapuã 1 x 0 Aldeia Velha; Vale Verde 1 x 2 Jaqueira; Agrovila 0 x 0 Cambolo e Itaporanga 4 x 0 Sapoty.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes, céu, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Leia mais ...

Produtor da banda As Princesinhas sofre grave acidente de carro em Itabuna. Veja fotos

O produtor musical Rogério Silva, 34 anos, sofreu grave acidente de carro nesta sexta-feira, 21 de julho, quando chegava em Itabuna, de onde é natural e reside atualmente. Segundo informações preliminares, ele teria cochilado ao volante e bateu o carro, modelo Kia, em um poste, na Avenida Princesa Isabel. Rogério é conhecido como um dos ‘gêmeos’ por ser muito parecido com o irmão Ricardo. Ele é produtor musical da banda As Princesinhas. O Samu prestou primeiros socorros e levou a vítima para o Hospital de Base de Itabuna. Há informações de que Rogério teria fraturado uma perna, mas que tem estado de saúde estável.  

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, criança e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Leia mais ...

Seleção de futebol de Porto Seguro inicia preparação para o Intermunicipal

Porto Seguro já montou a seleção de futebol que vai disputar o campeonato baiano Intermunicipal e iniciou a preparação dos atletas, que foram indicados e escolhidos e indicados pelas equipes que participaram do Copão Interbairros e por escolinhas de futebol da cidade, todos na faixa etária de 16 a 22 anos. A Prefeitura e a Liga de Futebol estão cuidando das questões administrativas e logísticas. 

O primeiro treino da seleção foi realizado no último dia 18, na Praia do Cruzeiro, focando na preparação física. Na quarta-feira, 19, foi a vez dos atletas treinarem a parte técnica e tática, no estádio do bairro Frei Calixto. O técnico Zelito disse que os treinos serão diários, pela manhã e a tarde, para  ritmo de treinos será este, diariamente, durante duas semanas, aprimorando o preparo físico, escalações, fundamentos e esquemas táticos. Depois a seleção deve realizar amistosos.  

A equipe está contando com o apoio do desportista Cláudio Wella, do vereador Kempes Neville (Bolinha) e dos secretários de Relações Institucionais, Maurício Pedrosa e do de Esporte e Lazer, Enildo da Gama (Roló). “Conforme orientados pela prefeita Cláudia Oliveira, estamos dando todo o apoio para que a seleção municipal faça uma belíssima campanha neste Intermunicipal”, disse Roló.

 

 

Leia mais ...

Eunápolis: Secretária Larissa fala dos prazos de entrega das casas do Arnaldão e Alecrim

A secretária de Assistência Social de Eunápolis, Larissa Oliveira, saiu-se muito bem na coletiva de imprensa e participação ao vivo no facebook, nesta quinta-feira, 20 de julho. A iniciativa teve como objetivo esclarecer sobre o andamento das obras dos conjuntos habitacionais Arnaldão e Alecrim, iniciadas no governo passado e que ficaram inacabadas. Larissa salientou que tratou de acelerar os processos para que a entrega fosse agilizada logo que assumiu o cargo em janeiro. “O empenho foi grande tanto por parte de nossa equipe, quanto por parte do prefeito Robério. O Residencial Alecrim estava com as obras paradas, e de forma incansável, estivemos em reuniões em Brasília e Salvador para que tudo fosse solucionado”. 

Larissa explicou que a data da entrega das casas depende do Ministério das Cidades. “As vistorias já estão quase concluídas. Os registros já estão em andamento no cartório e os contratos sendo solucionados com o banco. Só não temos ainda uma data exata das inaugurações porque esta é uma definição do Ministério, mas sugerimos a entrega para a segunda quinzena de agosto. Entendemos a ansiedade dos beneficiários e por isso estamos empenhados para que a data seja a mais próxima da que sugerimos”, disse a secretária. 

Os Residenciais Arnaldão e Alecrim, construídos nos bairros Vista Alegre e Alecrim I, respectivamente, fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida II e beneficiarão 1.700 famílias eunapolitanas, reduzindo assim o déficit habitacional do município. 

A imagem pode conter: 3 pessoas, tela e área internaA imagem pode conter: 2 pessoas, tela e área internaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Leia mais ...

A verdade sobre o desaparecimento da adolescente de Coroa Vermelha

O caso do ‘desaparecimento’ da estudante de 16 anos moradora da aldeia indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, lança no ar um alerta aos pais e toda a sociedade: jovens adolescentes podem se tornar presa fácil de adultos mal intencionados. O exame de corpo de delito da adolescente deu negativo. Mas toda a sociedade deve ficar em alerta. O caso foi solucionado graças a uma denúncia anônima e ao empenho da família da jovem e das autoridades policiais. Um morador da cidade, de 41 anos, estava mantendo a estudante em sua casa, por mais de 24 horas, após promover um “churrasco” no dia anterior, que também teve a participação de mais duas adolescentes. Segundo informações obtidas pelo Bahia40graus, a Polícia manteve o suspeito detido após desvendar o caso. É importante observar que a lei brasileira é cheia de brechas, facilitando a impunidade em casos semelhantes.

 

 

Leia mais ...

Na fila da agência da Caixa de Eunápolis quem chega primeiro pode ser atendido depois. Absurdo!

Banco seleciona clientes para atendimento no lugar de atender por ordem de chegada. Quem fiscaliza esse abuso?

Há cerca de dois anos, o Ministério Público estadual andou fiscalizando as agências bancárias de Eunápolis para ver a questão do tempo de espera de 15 minutos. O tempo passou e os bancos voltaram a torturar os clientes com filas abusivas, à revelia da lei.

Na agência da Caixa da Avenida Dom Pedro II, por exemplo, a ordem de chegada na fila não está sendo respeitada. Quem chega primeiro pode ser atendido na frente de quem chegou bem depois. A gerência manipula o atendimento criando senhas com critérios próprios e deixando quem chega primeiro esperando na fila. Isso é absurdo e ilegal. 

Caixa é um banco estatal, social, mas que trata o cliente como cidadão de segunda classe. Tá na hora do Ministério Público voltar a defender os usuários de bancos na cidade.  

Leia mais ...
Assinar este feed RSS
  • Jornalista Responsável: Carlos Geraldo Alves MTE/BA 4162 - Fundação: janeiro de 2008
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Tel.: (73) 3281-6908 / (73) 99814-6777