Menu

SWF file not found. Please check the path.

22 de Janeiro de 2017

Home - Bahia 40 Graus

Cabrália intensifica combate ao mosquito Aedes Aegypti de olho na febre amarela

A secretária municipal de Saúde de Santa Cruz Cabrália, Márcia Quaresma, participou na última quarta-feira (18), de reunião no Núcleo Regional de Saúde, em Teixeira de Freitas, com representantes da Sesab e das secretarias de saúde dos municípios da região para discutir medidas de enfrentamento à febre amarela, que embora ainda não tenha nenhum registro em humanos na Bahia, vem vitimando a população da zona rural do norte de Minas Gerais, que faz divisa com nosso estado.

O encontro discutiu estratégias e ações para enfrentamento da febre amarela na Bahia. Na reunião, a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Maria Aparecida Araújo, apresentou um panorama da doença no país e informou que o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, solicitou do governo federal um reforço das doses de vacina contra a doença no estado.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Mas a secretária Márcia Quaresma esclarece que não há nenhum caso da doença registrado no município, nem silvestre nem urbana. “A vacina contra a febre amarela está disponível nas unidades de saúde de Cabrália e faz parte do calendário de vacinação de rotina, sendo  aplicada na atualização do cartão de vacina. Serão vacinadas crianças e adultos, que ainda não foram imunizados ou quem foi vacinado apenas uma vez na vida e há mais de 10 anos”, esclareceu a secretária. 

Aedes Aegypti – A Secretaria de Saúde de Cabrália está intensificando o combate ao mosquito aedes aegypti, potencial transmissor da febre amarela urbana. Como o município recebe muitos turistas, muitos deles vindos de Minas Gerais, a preocupação maior é com o controle do mosquito na cidade e distritos com praias.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Leia mais ...

Eunápolis: Condesc apresenta projetos para Agricultura e Meio Ambiente aos secretários municipais da região

Secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente se reuniram nesta sexta-feira (20) na sede do Condesc (Consórcio dos Municípios da Costa do Descobrimento), a convite do novo presidente Robério Oliveira, prefeito de Eunápolis. A reunião foi para apresentar aos secretários os projetos e planos do Condesc nas áreas em foco para que os municípios possam trabalhar em conjunto e também possam aproveitar o colegiado como um fórum permanente de discussão de projetos de desenvolvimento. Robério informou aos presentes que agendou viagem a Salvador e Brasília onde pretende viabilizar os projetos do Condesc.

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sentadas

Leia mais ...

Eunápolis: Diretora clínica do Hospital Regional pede demissão

A diretora clínica do Hospital Regional de Eunápolis (HRE), a médica intensivista Círia Padilha, está deixando a unidade de saúde, onde também respondia pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que fica desfalcada com a decisão. Os motivos da saída da médica ainda não estão claros, mas a falta de sintonia com a nova política de saúde municipal pode ser o motivo.

Leia mais ...

Lava Jato vai atrasar e pode até mudar de rumo com morte de Teori

O que pode acontecer com a Lava Jato depois da morte do ministro Teori Zavascky em um acidente de avião em Paraty?

Temer vai escolher o novo relator, como prevê o regimento do STF?

A Corte vai escolher o novo relator?

O novo relator será mais duro ou vai relaxar as investigações da Lava Jato?

A única coisa que se sabe é que a Lava Jato vai atrasar e pode até parar na gaveta, como é praxe no STF, dependendo de quem for conduzir as investigações.

 

A queda do avião que matou Teori Zavascky, nesta quinta (19), deve ter sido comemorada por políticos graúdos e empresários envolvidos no bilionário esquema de corrupção que assaltou a Petrobras.

Leia mais ...

Porto Seguro: semianel viário já é alternativa para se livrar do trânsito na orla norte

Alternativa de ligação rápida da orla norte de Porto Seguro com a BR 367, o semianel viário segue em obras, com alguns trechos já asfaltados e sinalizados. A ligação já está sendo utilizada por alguns motoristas e vai desafogar bastante o trânsito na orla e centro da cidade. Mas o acesso ainda está precário e possui longos trechos que ainda não foram asfaltados. A prefeitura também precisa sinalizar alguns locais que podem confundir os motoristas, principalmente os que passam nos bairros. A obra financiada pelo governo estadual segue em ritmo acelerado. Depois de 100% pronta o semianel viário será mais um grande legado de mobilidade urbana do governo da prefeita Cláudia Oliveira em Porto Seguro. 

A imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem e atividades ao ar livreFOTOS: ELI FREITAS

Leia mais ...

Pedofilia: Livro acusa o papa Francisco de favorecer pedófilos dentro da Igreja Católica

O polêmico jornalista Emiliano Fittipaldi lança, nesta quinta-feira (19), mais um livro que vai dar o que falar. O título (traduzido para o português) é “Luxúria” e acusa o papa Francisco de fazer "quase nada" para conter os casos de abuso sexual na Igreja católica, apesar dos frequentes discursos do argentino sobre um posicionamento de tolerância zero com o crime dentro da instituição.

 

O jornalista investigou documentos de processos judiciais e entrevistou membros da Igreja e oficiais da Justiça, obtendo um retrato desastroso dos três anos de papado do argentino. Segundo Fittipaldi, o Vaticano recebeu neste período cerca de 1.200 denúncias de abusos a meninos e meninas de todo o mundo, relacionadas à Igreja. Em muitas denúncias originadas na Itália, por exemplo, o autor do livro aponta que os padres foram sentenciados como abusadores, mas a Igreja não tomou nenhuma ação efetiva contra eles.

Um dos casos detalhado por Fittipaldi é o do cardeal australiano George Pell, assessor do Papa Francisco para assuntos econômicos, que permaneceu no cargo mesmo tendo sido acusado de ter protegido sacerdotes que abusaram de crianças em série, em sua arquidiocese.

"A mensagem principal do livro - o problema - é que o fenômeno da pedofilia não está sendo combatido com a força necessária”, comentou em entrevista ao jornal britânico The Guardian o escritor Emiliano Fittipaldi. “Ao redor do mundo, a Igreja continua a proteger a privacidade de padres pedófilos e também a dos cardeais que os protegem", afirmou o jornalista. "Francisco não está defendendo diretamente os pedófilos, mas ele faz quase nada para combater o fenômeno da pedofilia", acrescentou.

Esta não é uma acusação nova contra o papa. Se Francisco é popular por suas declarações em favor dos pobres e marginalizados, grupos que defendem vítimas de abuso sexual têm criticado o argentino por ter falhado na tomada de passos concretos para prevenir e expor o crime. Um tribunal anunciado em 2015 pelo Vaticano para investigar bispos que acobertam abusadores, por exemplo, está paralizado sem explicações.

 

Outro incidente relatado é o acolhimento concedido por Francisco ao padre Mauro Inzoli, conhecido como "Dom Mercedes" por sua vida de luxo. Inzoli foi condenado por ter abusado de crianças em 2012 e foi desligado do clero pelo Papa Bento XVI. Porém, em 2014, o Papa Francico suavizou a pena, permitindo que "Dom Mercedes" retornasse à Igreja. Autoridades civis italianas criticaram a decisão do papa.

Leia mais ...

Eunápolis: Preservação do Rio Buranhém será prioridade da gestão de Lourenço Oliveira no Meio Ambiente

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Eunápolis, Lourenço Oliveira, disse ao Bahia40graus que uma das prioridades da sua gestão, por determinação do prefeito Robério Oliveira, será a preservação do Rio Buranhém, manancial que abastece a cidade. “Apenas Eunápolis bebe água do Buranhém na região”, observou o secretário. “Mas o rio está degradado e tem urgência de ações de preservação, senão corremos risco de um colapso no abastecimento”, ressaltou Lourenço. 

O secretário disse ainda que espera contar com ações integradas de órgãos estaduais e federais nessa missão. “O Buranhém é um rio que nasce em Minas Gerais e deságua em Porto Seguro, passando por Eunápolis e outros municípios vizinhos. Temos que realizar ações conjuntas para preservá-lo desde a nascente, envolvendo outras prefeituras, o Estado e a União”, concluiu Lourenço. 

Leia mais ...

Prefeitura de Eunápolis fará mutirão de serviços essenciais no bairro Juca Rosa nesta quinta

Denominado ‘Prefeitura em Ação’, o mais novo projeto do prefeito Robério Oliveira em Eunápolis está levando, nesta quinta-feira (19), ao bairro Juca Rosa um grande mutirão de serviços essenciais, envolvendo todas as secretarias municipais. A prefeitura vai recolher entulho e lixo acumulados, nas ruas e quintais das residências. Também haverá serviços de capina, poda de árvores, patrolamento de ruas, fiscalização, iluminação, recuperação de paralelos, vacinação, fumacê, carrocinha, matrículas e transferências escolares, plantio de hortas, plantio de árvores, cadastramento no CADSUS, atualização de cadastro da Habitação, referenciamento de famílias pelo CRAS, campanha educativa do CREAS, entre outras ações. 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Leia mais ...

Febre amarela já matou 47 pessoas em Minas Gerais, chegou ao Espírito Santo e ameaça a Bahia

Governo mineiro diz que casos estão restritos à zona rural, em áreas silvestres, a maioria banhada pelo Rio Doce e Rio Mucuri. A doença é transmitida pelo mosquito da dengue (aedes aegyptis). Os sintomas são febre alta, forte dor de cabeça, calafrios, dor muscular generalizada, às vezes câimbras e, com a evolução da doença, pode apresentar quadro de infecção do fígado e do rim, tendo icterícia, falência renal, hemorragia e vômito escuro. Até segunda-feira (16), Minas Gerais registrou 47 mortes suspeitas de febre amarela em mais de 150 casos. No espírito Santo, há dois casos suspeitos. A Bahia não tem nenhum registro de febre amarela até o momento. 

Bahia - Em Porto Seguro, destino turístico muito frequentado por turistas mineiros e capixabas, a Secretaria de Saúde local informou que a cidade não está na área de risco e que a prefeitura dispõe em estoque 2 mil doses de vacina contra a doença. 

Leia mais ...

Eunápolis: Willy Hafner é o novo Superintendente de Trânsito e Transportes

Depois de uma temporada à frente do Detran na cidade, Willy Hafner foi confirmado nesta sexta-feira, 13, como novo Superintendente de Trânsito e Transportes de Eunápolis, função antes ocupada por Eduardo Farias. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (13). Willy recebe o setor com muitos problemas a resolver: como o descumprimento dos horários de carga e descarga; a proliferação das ‘lotações’ com a participação do Sindicato dos Taxistas; a falta de fiscalização das infrações de trânsito cometidas por motociclistas, motoristas e ciclistas, entre outros.  

Leia mais ...
Assinar este feed RSS
  • Jornalista Responsável: Carlos Geraldo Alves MTE/BA 4162 - Fundação: janeiro de 2008
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Tel.: (73) 3281-6908 / (73) 99814-6777