Menu

SWF file not found. Please check the path.

25 de Abril de 2017

Home - Bahia 40 Graus

Brasil vai parar na Greve Geral contra reformas trabalhistas nesta sexta-feira (28)

Movimento das centrais sindicais em defesa dos direitos trabalhistas, contra a PEC 287, ganha apoio da OAB, igreja católica e dezenas de entidades da sociedade civil organizada.

 

A Greve geral marcada para esta sexta-feira, 28 de abril, em todo o país, ganha força com adesão de diversas entidades de classe. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já declaram apoio. O presidente Temer já declarou que não mexe mais no texto da reforma da Previdência. 

Leia mais ...

Porto Seguro: Cores e ritmos mostram a história do Descobrimento do Brasil

Uma programação especial marcou a Semana do Descobrimento em Porto Seguro. Na sexta-feira (21), na Cidade Histórica, foram várias atrações. No céu, mais de 150 pipas coloridas fizeram a alegria de crianças e adultos. Uma oficina de desenho e pintura, brinquedos e atividades recreativas também animou o público infantil. 

No circuito também havia comida típica baiana na mostra gastronômica montada em estandes decorados ao estilo colonial. Cocada, chocolate caseiro, acarajé, tapioca, caldos e até pratos gourmet foram apresentados. Também houve exposição da cultura indígena Pataxó, mostrando pinturas, vestuário e costumes. Show de MPB e apresentações de dança completaram a programação. 

A prefeita Cláudia Oliveira acompanhou as apresentações na companhia de secretários municipais, lideranças políticas e pessoas da comunidade. “Nossa preocupação é a valorização de nossa cultura e história ao mesmo tempo em que propomos ações esportivas e recreativas num espaço de convivência especial como este”, afirmou a prefeita.

Leia mais ...

Pataxós não lembram mais de Galdino, índio que foi queimado vivo em Brasília por 5 estudantes

Há 20 anos, o pataxó Galdino era queimado vivo em Brasília por adolescentes brancos. Nas comemorações do Dia do Índio, em 19 de abril, nada a respeito foi lembrado. Só festa, confetes pra Funai e pros governos. Os criminosos nem foram presos.

O índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, de 44 anos, foi queimado vivo quando dormia num ponto de ônibus da Avenida W3 Sul, em Brasília, na madrugada de 20 de abril de 1997. Em sua homenagem, o local passou a ser conhecido como Praça do Índio e ganhou uma escultura do artista Siron Franco. 

Imagem relacionada

Impunidade - Em 2001, quatro jovens que participaram do crime - Max Rogério Alves, Eron Chaves de Oliveira e Antônio Novely Villanova, de 19 anos; e Tomáz Oliveira de Almeida, de 18, - foram condenados a 14 anos de prisão, mas foram libertados em dezembro 2004. O quinto envolvido, Gutemberg de Almeida, era menor de idade e cumpriu punição de três meses numa instituição. 

Galdino chegou a ser levado para o hospital, com 95% do corpo queimados, mas morreu horas depois. Ele estava na capital para festejar o Dia do Índio. Naquele dia, chegou tarde à pensão onde estava hospedado e foi impedido de entrar. Sem opção, adormeceu no banco do ponto de ônibus. Os réus disseram achar que ele era um mendigo e alegaram ter feito "apenas uma brincadeira" ao despejar um litro de gasolina sobre o homem e atear fogo. Só foram localizados porque uma testemunha perseguiu o grupo e anotou a placa do carro. 

Em 2002, Tomáz, Eron e Antônio conseguiram autorização da Justiça para trabalhar. O benefício do regime semi-aberto foi concedido porque os condenados já haviam cumprido um terço da pena. A autorização era para que saíssem do presídio exclusivamente para trabalhar e estudar, mas uma reportagem do jornal "Correio Braziliense", publicada em 2003, mostrou Antônio, Max e Eron dirigindo, namorando e bebendo nos bares de Brasília. O semi-aberto foi revogado, mas, pouco depois, os estudantes voltaram a garantir o benefício. 

Antônio é filho do juiz federal Novely Villanova da Silva Reis. Max Rogério é enteado do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Valter Medeiros. Os pais de Eron e Tomáz eram funcionários públicos. Gutemberg deveria cumprir uma pena socioeducativa de três anos, mas a Justiça considerou a punição severa e botou o rapaz em liberdade.

Leia mais ...

Porto Seguro: Semana do Descobrimento segue com atividades culturais e Jogos Indígenas

Neste sábado, 22 de abril, feriado municipal em Porto Seguro, a cidade comemora o Descobrimento do Brasil e segue com uma programação especial com muitas atividades. Até dia 22 muitas manifestações culturais para adultos e crianças serão realizadas. “Também estamos trabalhando aqui com um novo produto turístico porque Porto Seguro é um destino que contempla muitos segmentos, principalmente o histórico e cultural, que precisa e deve ser valorizado”, explicou o secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Richard Alves. 

Jogos Indígenas - Na Arena Boca da Barra, na orla norte, continuam as competições dos Jogos Indígenas, reunindo cerca de 800 indígenas da etnia Pataxó em disputas de 12 modalidades, como arco e flecha, zarabatana, corrida de tora, cabo de guerra, natação, canoagem, futebol, entre outros. Também acontecem diversas atividades paralelas de valorização à cultura e a história. Todos os eventos contam com o total apoio da Prefeitura de Porto Seguro, que é a principal incentivadora destas ações.



Leia mais ...

Impaciente, secretária de Saúde começou coletiva de imprensa sem o prefeito; mas não tem o mesmo efeito

Apesar de o prefeito Robério Oliveira ser o principal protagonista do 1º Mutirão de Cirurgia realizado em Eunápolis e microrregião, a coletiva de imprensa do lançamento da ação, na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, começou sem a presença do gestor, como ilustra a foto publicada no Radar64. A mesa foi montada com a secretária de Saúde, Stela Souza, e outros integrantes. O prefeito chegou do meio para o fim do evento. Faltou paciência à secretária. 

A imagem pode conter: 7 pessoas, área interna

Leia mais ...

Saiba por que os médicos cubanos foram embora

Na semana passada, os médicos cubanos que prestavam serviço na rede municipal de Saúde local se despediram após o encerramento do contrato. Muitos médicos cubanos que participaram do programa ‘Mais Médicos’ não querem mais voltar pra Cuba. Alguns deles moveram ações na justiça brasileira, em diversos estados, para continuarem morando no Brasil. Em meio ao impasse, o Ministério da Saúde anunciou que 710 vagas que seriam destinadas a profissionais cubanos devem agora ser ocupadas por médicos brasileiros. O governo cubano também suspendeu o envio de um grupo de médicos que chegari em abril. Segundo o Ministério da Saúde, 8.500 médicos brasileiros formados aqui e 2.200 formados no exterior que se inscreveram na última chamada do programa devem ser chamados para ocupar as vagas.

Leia mais ...

Eventual dobradinha Wagner-Otto para o Senado pode tirar Ronaldo Carletto da chapa majoritária governista

Em entrevista à rádio Metrópole de Salvador, nesta segunda (17), o ex-governador Jaques Wagner(PT) disse que pretende  ter ao seu lado o senador Otto Alencar (PSD) de novo na chapa majoritária, agora numa eventual dobradinha para o Senado. Apesar de Otto ainda ter mais 4 anos de mandato, ele pode se candidatar a mais 8 anos. A dobradinha tiraria de Ronaldo Carletto o sonho de disputar o Senado na chapa governista.

“Otto é muito forte. Por toda relação que construímos ao logo desses seis anos… ele lançou minha candidatura em santo Antônio de Jesus. Tem muita gente tentando plantar discórdia. Sabe que o grupo de Rui estará fortíssimo. Se ele lançou a minha candidatura, também lanço a dele”, disse o petista, durante a entrevista. 

LISTA FECHADAWagner disse ainda que defende a votação em lista fechada, sistema de votação de representação proporcional em que os eleitores votam apenas em partidos, e não nos candidatos, que seriam enfileirados pelas próprias legendas. “Na hora que fizer a lista não sobram dez partidos. Ninguém vai entrar em uma lista que não faça coeficiente mínimo. Uma porção de partidos que fica gravitando em torno de lista grande, não vai fazer lista”, apostou.

 

 

Leia mais ...

Mutirão vai realizar centenas de cirurgias em pacientes de Eunápolis, Itabela e Itagimirim pelo SUS

Foi lançado em Eunápolis, nesta segunda-feira (17/04), o 1º Mutirão de Cirurgias Eletivas, vinculado ao programa da Sesab “Saúde sem Fronteiras”. A secretária Municipal de Saúde, Stela Souza, estima atender centenas de pacientes residentes na cidade e outros municípios - Itabela, Itagimirim e Itapebi, que farão cirurgias de vesícula, de útero e hérnia. Haverá exames de raio-X, ultra sonografia e eletrocardiograma, além de consultas prévias com anestesistas e cirurgiões. O objetivo do programa é reduzir a fila de espera para as cirurgias. 

Uma reunião em Salvador, na semana passada, entre o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Bos, o prefeito Robério Oliveira e a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, com a presença da secretária de Saúde de Eunápolis, Stela Souza e da secretária de Saúde de Porto, Edna Alves, definiu como serão as fases pré-operatórias, exames e o cronograma das cirurgias. 

HLEM - As cirurgias começam a ser feitas a partir de 23 de abril, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães (HLEM), em Porto Seguro. Para garantir a segurança cirúrgica do paciente, na alta hospitalar ele vai levar para casa todos os medicamentos para a sua recuperação, além do agendamento da consulta de revisão.

Leia mais ...

Rui Costa e Paulo Souto na planilha do caixa 2 da Odebrecht

O departamento de propinas da Odebrecht também teria contribuído com caixa 2 de campanha para Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM) em 2014, segundo delatores da empreiteira baiana aos investigadores da Lava Jato. A informação é do site Bahia.ba, do jornalista Levi Vasconcelos. Ainda de acordo com a informação, a Odebrecht apostou mais em souto do que em Rui conforme os valores da planilha em poder da Polícia Federal. 

Leia mais ...

Distribuição de peixe em Eunápolis beneficiou 10 mil famílias e foi a mais organizada da história

15 toneladas de peixes foram entregues na manhã desta quinta-feira santa (13), em Eunápolis. A ação executada pela Secretaria de Assistência Social contou com 33 pontos de entrega, 20 caminhões de distribuição e 300 servidores trabalhando, beneficiando assim cerca de 10 mil famílias e fazendo desta entrega a maior e mais organizada já realizada na cidade. A secretária Larissa Oliveira que, junto à sua equipe, vem trabalhando no planejamento desta ação há mais de um mês, se disse satisfeita com o resultado e agradeceu o empenho de todos. "Foi um tempo de muito trabalho e dedicação, mas tudo compensado com a felicidade e a gratidão dessas famílias tão necessitadas ao receberem seu peixe da semana santa", disse a secretária Larissa durante as entregas. Este ano, o peixe da semana santa chegou a 12 localidades da zona rural. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

O prefeito Robério, que junto à secretária Larissa fez a distribuição em distritos da cidade, explicou que a entrega dos peixes em Eunápolis nesta época do ano é uma tradição. "Desde o meu primeiro mandato como prefeito entregamos o peixe da semana santa. Este ano conseguimos contemplar ainda mais localidades da zona rural, chegando até os locais mais distantes e carentes, sendo recebidos com grande alegria por estas famílias que tanto necessitam de nossa ajuda”.

A imagem pode conter: 5 pessoas, filho e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 9 pessoasA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, árvore, sapatos, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: 1 pessoaA imagem pode conter: 3 pessoasA imagem pode conter: 6 pessoas, atividades ao ar livre

 

 

 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS
  • Jornalista Responsável: Carlos Geraldo Alves MTE/BA 4162 - Fundação: janeiro de 2008
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Tel.: (73) 3281-6908 / (73) 99814-6777