Menu
18 de Janeiro de 2018

REDAÇÃO - Bahia 40 Graus

REDAÇÃO

REDAÇÃO

Vereador denuncia descaso com o lixão de Itabela

Denúncia do vereador de Itabela conhecido como Professor Renato (PROS) mostra mais uma herança maldita do município: o descaso com o lixão, próximo ao bairro Cedim, onde a prefeitura joga todo o lixo coletado na cidade, há anos.

Em vídeo postado no Youtube e no site Click101, o vereador constatou que no local os resíduos são jogados a céu aberto de forma inadequada, o que é proibido por lei, e já ultrapassaram os limites estabelecidos, inclusive invadindo a estrada de acesso, passando a ser um risco maior a saúde pública e ao meio ambiente.

Professor Renato chama a atenção das autoridades para o descaso do poder público. O lixão de Itabela merece uma ação mais pontual do Ministério Público Ambiental. Aliás, os lixões de todas as cidades da Costa do Descobrimento já deveriam estar adequados e a região carece de aterros sanitários.

OUTRO LADO

A denúncia do vereador provocou a ida ao local de três secretários municipais: Jinivaldo Miranda (Obras),  Ednardo Oliveira (Meio Ambiente) e Edgar Goulart (Agricultura). Eles constataram a necessidade da prefeitura tomar providências imediatas para contenção e adequação do lixão, que pode ser inclusive transferido para outro lugar diante da gravidade da situação.

 

PSB defende chapa de ‘esquerda’ com Lídice e Wagner para o Senado

NOTA A IMPRENSA 

O PSB da Bahia votará em Rui Costa (PT), porque sua candidatura à reeleição representa a melhor opção para a esquerda baiana. E reconhece nele um gestor eficiente. A nossa posição é coerente com a nossa história política, onde estivemos sempre: na esquerda.  

Vale lembrar que em 2006, nos posicionamos favoravelmente à candidatura de Jaques Wagner ao Governo do Estado antes mesmo do seu próprio partido. Ajudamos a Bahia a encerrar um ciclo triste, de autoritarismo e conservadorismo, pois acreditávamos no projeto capitaneado por Wagner como o melhor para a Bahia e para o povo baiano. 

Em 2014, no primeiro turno das eleições, seguimos um movimento nacional do nosso partido, que teve candidatura própria à Presidência da República, e como consequência construímos um palanque local no pleito eleitoral. Iniciado o segundo turno, o PSB da Bahia tomou a posição de  marchar junto à presidente Dilma Rousseff, representante das forças de esquerda no segundo turno daquela eleição presidencial. 

Não é de agora que fazemos parte deste projeto. Essa longa história de resistência tem como marcos eleitorais as vitórias contra o Carlismo, com Mário Kertez em 1985, com Waldir Pires em 1986 e com Lídice da Mata em 1992, elegendo pela primeira vez uma mulher de esquerda para a prefeitura de Salvador. 

Nos tempos atuais, a senadora Lídice da Mata foi uma das pioneiras em sugerir a pré-candidatura de Jaques Wagner ao Senado Federal. O PSB foi também um dos primeiros partidos a defender a chapa Lídice-Wagner para o Senado Federal. 

A acusação de que o PSB não defende a candidatura de Wagner é falsa. Visa escamotear o debate necessário entre o conjunto heterogêneo de forças políticas que integram a base de Rui Costa. 

Entendemos que a unidade em torno da candidatura de Rui tem que ser construída num debate franco, ético e político e não de forma mesquinha, com critério personalista e com a criação de intrigas. 

A unidade da esquerda e das forças progressistas em torno de uma chapa liderada por Rui Costa e tendo Lídice e Wagner como candidatos ao Senado é, sem dúvida, o caminho mais coerente e seguro para a vitória em 2018. 

Executiva Estadual do PSB 

 

Senadora Lídice da Mata (PSB-BA)

Tem alguma reclamação da prefeitura de Eunápolis? procure a Ouvidoria

Está em pleno funcionamento a Ouvidoria Geral do Município de Eunápolis, criada com o propósito de permitir ao cidadão eunapolitano a participação direta e indireta na administração pública, facilitando o relacionamento entre as partes. Ao importante órgão compete o recebimento de reclamações, sugestões, elogios e denúncias quanto à atuação dos serviços da Prefeitura de Eunápolis.

Segundo o ouvidor-geral do município, Devanir Manzoli, em Eunápolis sãos duas formas de contato. “A mais utilizada é por meio do site da prefeitura, onde o cidadão encontra o link direto da Ouvidoria para fazer questionamentos, com prazo de retorno, que será encaminhado ao e-mail do denunciante. A outra forma é se dirigindo à sede da Ouvidoria no prédio do SAM no Centro da cidade, local estratégico para facilitar o acesso da população”, disse o ouvidor.

Ele explica ainda que o trabalho da Ouvidoria vai muito além de receber as denúncias. “Após a ocorrência chegar à ouvidoria, as reclamações são encaminhadas às secretarias responsáveis, e cabe à Ouvidoria apurar a possível solução dos problemas, retornando ao cidadão com a solução para o problema apresentado. A ordem do prefeito Baiôco é que todas as reclamações sejam apuradas e o cidadão seja ouvido com o respeito e atenção que lhe é devido”, explicou Devanir. 

O órgão funciona no Prédio do SAM – Serviço de Atendimento ao Munícipe, na Rua Floriano Peixoto, 265, sala 08, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Site para contato www.eunapolis.ba.gov.br.

Jânio Natal critica o descaso com as estradas federais na região

O deputado estadual Jânio Natal criticou a falta de compromisso do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em relação à conservação das estradas federais na região extremo sul da Bahia, especialmente a BR 367, no trecho que liga Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália. 

“Apesar do intenso tráfego ali registrado, em função do grande movimento turístico na região, há mais de 6 anos a estrada vem se deteriorando gravemente, com novas crateras que surgem todos os anos, colocando em risco as vidas de todos que ali passam e prejudicando o turismo, maior fonte de renda dos dois municípios”, pontua o parlamentar. 

Embora o deputado não tenha citado, na BR 367 ainda existe o problema crônico da erosão provocando o avanço do mar próximo a Praia de Ponta Grande, cujos consertos paliativos feitos pelo DNIT não conseguem resolver a longo prazo, oferecendo risco aos usuários da rodovia.

Jânio também cita a imensa cratera aberta na BR 101, no trecho entre Itamaraju e Itabela, onde milhares de veículos, inclusive caminhões, circulam todos os dias. Os motoristas e moradores da região estão preocupados com a cratera, segundo matéria publicada pela rede Globo. 

“Esta é uma situação que revolta e inquieta a todos, por colocar muitas vidas em risco. Ainda mais quando o governo federal, responsável pela conservação dessas estradas, libera tantos recursos para deputados federais, buscando a aprovação de projetos de seu interesse”, critica Jânio.

Para o parlamentar, o governo federal “não tem recursos para consertar estradas importantes, mas tem dinheiro para comprar votos de deputados descompromissados com as questões públicas! Isto é um verdadeiro absurdo!!”, finalizou.

 

 

Assinar este feed RSS
  • Jornalista Responsável: Carlos Geraldo Alves MTE/BA 4162 - Fundação: janeiro de 2008
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Tel.: (73) 3281-6908 / (73) 99814-6777