Menu
Banner Prefeitura TOPO
18 de Junho de 2018

Dados defasados (de 2016) colocam Eunápolis como cidade mais violenta da Bahia. Não é mais!

A desinformação dominou o noticiário negativo nesta sexta-feira, 15 de junho, colocando Eunápolis como a cidade mais violenta da Bahia e a 2ª mais violenta do Brasil entre 309 mil cidades com mais de 100 mil habitantes.

 

O fato é que o Atlas da Violência 2018, divulgado como ‘realidade’ dos municípios baianos não passa de um documento com números bem defasados, coletados no ano de 2016, elaborado com banco de dados fornecidos pelas secretarias municipais de Saúde que não correspondem à realidade atual da violência na Bahia e principalmente em Eunápolis, nos dois últimos anos.

Imagem relacionada

O delegado Moisés Damasceno (foto), coordenador regional da Polícia Civil na microrregião de Eunápolis, postou nas redes sociais uma Nota esclarecendo que em 2016 Eunápolis registrou 110 homicídios (um a cada três dias), enquanto que em 2017 esse número caiu para 54, mais de 50%. Damasceno destaca que a tendência de queda no número de homicídios continua em 2018.

 

O delegado ressalta ainda na Nota que a redução da criminalidade na cidade resultou na premiação (Prêmio Desempenho Policial) dos profissionais de Segurança Pública da microrregião, recebida do governo estadual.

 

Contestação - Em Nota a SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública) contestou os números do Atlas, criticando a metodologia de coleta do banco de dados das secretarias municipais de Saúde, que para o órgão apresenta diversas falhas. A SSP-BA critica ainda o fato de o Atlas não usar dados do Ministério da justiça, fornecidos pelas secretarias de segurança estaduais. “Infelizmente, são aventureiros querendo surfar em uma situação cuja origem está nos problemas sociais e não na ausência das forças de segurança”, conclui a Nota.

 

Leia mais ...

Secretário de Saúde de Eunápolis esclarece questão do Samu regional no programa de Jota Bastos

Rodrigo Kuada, secretário de Saúde de Eunápolis, foi entrevistado pelo radialista Jota Bastos, nesta quarta-feira, 13 de junho, na rádio Ativa FM, onde falou dos avanços da saúde pública municipal, esclareceu a questão do Samu regional e também anunciou novidades: a renovação da frota que atende diversos programas de Saúde, o andamento da reforma da UPA do Rosa Neto, os avanços no Hospital Regional e a mudança da sede da Secretaria. A entrevista na íntegra pode ser vista no facebook na página Jota Bastos Repórter.

Mais facebook - Rodrigo Kuada também foi entrevistado no mesmo dia, às 16:30 horas, pelo radialista Washington Teixeira, ao vivo no facebook, no Eunápolis Acontece, onde voltou a falar das mesmas questões, dessa vez acompanhado do coordenador regional do Samu, Wilkerson Araújo. Essa entrevista também está disponível na página da prefeitura no face.   

 

Leia mais ...
  • Jornalista Responsável: Carlos Geraldo Alves MTE/BA 4162 - Fundação: Novembro de 2012
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
  • Tel/Whatsapp: (73) 99814-6777