Dilvan Coelho escreve sobre a política do pão e circo em Teixeira de Freitas

Compartilhe

Com todo respeito a quem precisa de pão e gosta de circo, mas essa política não deixa de ser uma compra de votos disfarçada, que veio desde o império romano e continua sendo usada até hoje, principalmente nos países com problemas sociais, como é o caso do Brasil, onde Lula e Dilma usaram com muita intensidade em seus mandatos. 

Essa foi a principal razão do PT ter conseguido 4 mandatos de presidente seguidos e ter eleito (e reeleito) a maioria dos governadores no Nordeste na última eleição. E mesmo com o partido desgastado ainda disputou a eleição presidencial. 

Teixeira

Em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, existe a possibilidade do prefeito Temóteo Brito (PP), que está com a rejeição nas alturas, conseguir virar o jogo, usando não só a política do pão e circo, mas também a força da máquina, comprando lideranças e cabos eleitorais, além de também asfaltar ruas e doar lotes sem infraestrutura, aumentando as favelas na cidade.

Dilvan Coelho é colunista político e editor do site Foco no Poder, convidado pelo Bahia40graus para escrever sobre a política no extremo sul da Bahia. 

Atenção: As opiniões dos colunistas aqui publicadas são de responsabilidade de cada um deles.