Falta transparência sobre coronavírus em Eunápolis

Compartilhe

Até quando a Secretaria de Saúde de Eunápolis vai continuar sustentando que a cidade não tem nenhum caso suspeito do novo coronavírus? 

1 – Será que a cidade não possui até agora NENHUMA pessoa com sintomas gripais parecidos com a Covid-19?

2 – Como saber o resultado da triagem de quem procura os postos de saúde nos bairros e o Hospital Regional com sintomas de gripe, febre, tosse e dificuldade para respirar? 

3 – Até hoje não foi necessário fazer sequer 1 teste no Lacen?

4 – Quando um paciente morre na UTI do Regional por problemas cardíacos ou respiratórios deve-se fazer ou não teste do novo coronavírus? O que o Ministério da Saúde fala? 

5 – Quantos respiradores estão funcionando realmente no Regional? E na rede privada?

São respostas que devem ser dadas à população, pra ontem. Afinal, a experiência do secretário de Saúde Jairo Júnior (foto) é zero com epidemias. Falta bagagem técnica e perfil de administrador de crise. Mas o prefeito Robério precisa de humildade para chamar um profissional de Saúde com larga experiência e capacidade para enfrentar a situação. 

Quando o assunto é jurídico o prefeito sabe contratar os melhores profissionais por uma fortuna. Quando o assunto é festa ele sabe contratar os melhores artistas. Por que não agora contratar os melhores da Saúde para evitar ou enfrentar essa pandemia que já chegou no vizinho?

Do contrário, Eunápolis corre alto risco de sofrer um colapso no SUS e na rede privada. O cenário é preocupante. 

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40grfaus