Dez maiores festas juninas da Bahia já foram canceladas por causa do coronavírus

Compartilhe

Dinheiro tem que ser priorizado para a saúde, fazer festa num cenário desse seria uma imensa irresponsabilidade dos gestores. São João Elétrico em Porto Seguro e o Pedrão em Eunápolis se tornaram inviáveis.

Dez prefeituras no interior da Bahia decidiram cancelar a realização das festas de São João e São Pedro. A decisão foi tomada na segunda-feira (6/4), após reunião realizada por videoconferência, segundo o site da Tv Aratu.

O objetivo é seguir as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), evitando aglomerações e a disseminação da Covid-19. 

Confira  lista das cidades que cancelaram as festas juninas: 

Senhor do Bonfim

Irecê

Seabra

Miguel Calmon

Amargosa

Cruz das Almas 

Itaberaba

Santo Antônio de Jesus

Piritiba

Ibicuí

No encontro, foram debatidos os impactos dessa decisão. Com base nos estudos científicos, que sugerem que o  pico de contaminação pelo coronavírus acontecerá nos meses de maio e junho, ficou decidido que a manutenção dos eventos colocaria em risco a vida de milhares de pessoas.

Não dá tempo

Esse cenário de incerteza prejudicaria, ainda, o planejamento, uma vez que comerciantes, fornecedores, artistas e, fundamentalmente, o poder público, precisam de tempo para organizar as festas, que envolvem a participação de milhares de pessoas.

Priorizar a saúde

Os gestores pontuaram, ainda, a crise econômica que será enfrentada pelo mundo, por conta da pandemia, e a necessidade de reverter o dinheiro para áreas prioritárias no momento, como a da saúde. 

Além das festas oficiais, qualquer outra celebração também está proibida nesses 10 municípios.