Prefeito de Cabrália manda embora mais de 400 servidores contratados e diz que TCM recomendou

Compartilhe

Na edição do Diário Oficial desta terça, 7 de abril, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Júnior (PSD), publicou uma lista rescindindo o contrato de cerca de 400 servidores temporários. 

Em Comunicado, o prefeito alega que precisou tomar a decisão difícil para manter em dia a folha de pagamento e a rede saúde abastecida frente à situação de calamidade que o país e o município atravessam, com queda brusca na arrecadação.

TCM

Agnelo diz no Comunicado que consultou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), que teria recomendado “a rescisão de contratos temporários vinculados à serviços que não estão sendo prestados no momento”. O documento do TCM não foi apresentado.

O prefeito diz ainda no Comunicado que “é preciso preparar a administração municipal para atravessar os próximos meses sem permitir que existam atrasos de salários e sem permitir que haja o desabastecimento de áreas prioritárias como a saúde”.

Cadê os cargos comissionados?

Mas apesar do discurso de austeridade, ainda não houve demissão de cargos comissionados, onde muitos foram nomeados para acomodar acordos políticos. Será que o prefeito vai demitir também os indicados de vereadores e demais lideranças políticas locais?

E na mesma edição do Diário Oficial foi publicado o contrato de infraestrutura, no valor de R$ 1.383.503,69 com a NCJ Construtora, mas não diz quais nem onde serão as obras. Salientando que o valor é global, podendo o valor ser utilizado todo ou parcialmente.

Impacto negativo

As centenas de demissões não tiveram os nomes dos servidores citados, apenas o número da matrícula e função. Foram rescindidos contratos de professores, auxiliares de serviços gerais, motoristas, monitores de transporte escolar, entre outros.

Desgaste

O impacto da demissão em massa na cidade aumentou o desgaste político do prefeito porque a economia local está muito afetada com as medidas de isolamento social de combate à pandemia do coronavírus. Cabrália tem hoje 4 casos confirmados da Covid-19 e mantém escolas e o comércio fechados, além de atividades turísticas suspensas.