Prefeitura volta a fechar o comércio em Eunápolis após teste positivo de Covid-19 em morador

Compartilhe

Como alertado diversas vezes pelo Bahia40graus, a reabertura do comércio de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, não deu certo. E não podia dar, foi um ato irresponsável. Na foto, a reunião entre o prefeito Robério e dirigentes do comércio local.

Os lojistas não estavam preparados para por em prática as medidas restritivas nem as entidades da classe – CDL e Sindcomercio – fizeram planejamento. 

O resultado era previsto. Aglomeração de pessoas em filas de bancos e lotéricas, nas lojas, nem parecia que estamos vivendo a pandemia do novo coronavírus. Parecia um convite à Covid. E ela atendeu. 

Primeiro caso confirmado

Eunápolis deve aparecer na lista de cidades com o  1º caso confirmado de Covid-19 em breve. 

A prefeitura disse que um laboratório particular fez um teste rápido em um morador de 31 anos e deu positivo. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, o teste rápido é um método de triagem, não podendo ser utilizado como diagnóstico final para doença. 

O paciente já encontra-se em isolamento social e teve material para teste mais completo coletado e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, único no estado responsável pela emissão de diagnóstico final. 

A Vigilância Epidemiológica informou que seguiu todos os protocolos de segurança, isolando também as pessoas que tiveram contato com o paciente.