Prefeitura diz que Eunápolis tem apenas 1 caso suspeito de coronavírus e 40 pessoas monitoradas

Compartilhe

Paciente que testou positivo no teste rápido em laboratório particular testa negativo no Lacen, segundo comunicado.

Um comunicado da Secretaria de Saúde de Eunápolis, na sexta-feira, 10 de abril, deixa grande apreensão no ar. A secretaria informou que o paciente, homem de 31 anos,  com suspeita de Covid-19 testou negativo em exame feito pelo Lacen, contrariando o teste rápido que deu positivo em laboratório particular da cidade.

No mesmo comunicado, a prefeitura informa que a cidade tem apénas 1 caso suspeito aguardando resultado do exame e 40 pessoas que retornaram de lugares com casos confirmados de coronavírus sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.

É preciso os órgãos competentes fiscalizarem todas as etapas dos testes, desde a coleta e envio. Conferir se os protocolos de rastreamento estão sendo cumpridos e torcer para os números oficiais do novo coronavírus em Eunápolis sejam verdadeiros. 

Antes do coronavírus, muitas estatísticas de atendimento e exames na Atenção Básica e Hospital Regional, apresentadas pelo atual secretário municipal de Saúde, por exemplo, foram questionadas.

Mas também se deve fiscalizar todos os prontuários do hospital regional, dos últimos 30 dias ao menos, relacionados a doenças respiratórias e cardiopatias, pra saber se todos os casos estão sendo testados como determina o Ministério da Saúde e o bom senso. Sem testar casos suspeitos não se combate com eficiência a Covid-19.