Partidos já falam em adiar eleição para novembro

Compartilhe

Cenário da pandemia do novo coronavírus será decisivo para o futuro das eleições municipais marcadas para outubro. 

Presidentes nacionais do DEM, PP, PL, MDB, PSDB, PSD, Republicanos, Solidariedade e Avante, já admitem o adiamento das eleições para novembro, caso o cenário da pandemia do novo coronavírus no país – epidemiológico, sanitário, social e econômico – impeça as convenções partidárias e início das campanhas nas cidades nas datas previstas no calendário eleitoral 2020, a partir de agosto. 

Por enquanto, todos descartam a possibilidade de prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores até 2022 para coincidir com a disputa nacional. Único partido que ainda está no muro é o PP. 

Mas ficou acertado que os líderes partidários vão retomar a discussão em junho, mas apenas se a crise perdurar pelos próximos 2 meses, o que é previsto tanto pela área de saúde quanto pelos economistas. Até lá, o calendário eleitoral será mantido.

A definição de nova data para as eleições depende de aprovação do Congresso. O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que assume o TSE em maio, já opinou que é preciso ver a evolução do cenário da pandemia no país para pautar o adiamento das eleições de outubro.

Os candidatos seguem o calendário. Na próxima quarta, 15 de abril, conheceremos a lista definitiva de pré-candidatos a vereador de cada partido.