Prosegur diz que interdição da empresa pode deixar bancos sem dinheiro em Eunápolis e microrregião

Compartilhe

Com atividades suspensas desde o dia 17 de abril, a Prosegur descumpriu as medidas de prevenção ao Covid-19 determinadas por decretos municipais, segundo informações da prefeitura de Eunápolis. 

A empresa teria convocado por duas vezes os funcionários que estavam em isolamento domiciliar para retornarem ao trabalho, sob ameaça de demissão, segundo relatos dos próprios funcionários. A denúncia foi apurada pela Vigilância Sanitária e Polícia Militar.

Caso foi parar na delegacia

Na segunda-feira, 20 de abril, diz a prefeitura, a Prosegur teria montado uma operação para funcionar burlando a interdição, escondendo carros da empresa e convocando novamente servidores em isolamento domiciliar. 

Os funcionários encontrados na sede da empresa foram levados à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos e a prefeitura diz que vai processar criminalmente o supervisor da Prosegur, encaminhando ainda o caso ao Ministério Público do Trabalho.

Em nota publicada em um site de Salvador, a empresa de transporte de valores disse que presta serviços considerados essenciais, conforme Decreto nº 10.282 publicado pelo governo federal em 20 de março de 2020.

Na semana passada, em 72 horas, os casos de coronavírus saltaram de zero para 15 na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, após funcionários da empresa (1 familiar), testarem positivo com a Covid-19. 

A prefeitura correu e interditou a empresa, disse que passou a monitorar a cadeia de transmissão, colocando os contaminados em isolamento domiciliar. Um deles estaria internado em hospital particular. 

Ainda na nota, a Prosegur nega que prepostos seus teriam ido à delegacia.

Bancos sem dinheiro

Mas o curioso da nota da empresa de transporte de valores é a ameaça feita de que os bancos podem ficar sem dinheiro em Eunápolis, com a interdição imposta pela prefeitura.

“A interrupção do serviço de transporte dos valores pode ser prejudicial para a população da cidade, já que a empresa é responsável pelo abastecimento de numerário para os bancos da região, inclusive durante o pagamento do auxílio dado pelo governo federal, por conta da pandemia do coronavírus”, diz a Prosegur, que tenta reverter na Justiça a interdição.

Preocupante.