Pedrão está cancelado em Eunápolis e todos os demais festejos juninos na Bahia este ano

Compartilhe

Não haverá festejos juninos em nenhuma cidade baiana em 2020. A decisão foi tomada pelo governador Rui Costa para evitar aglomerações e cancela as festas juninas da Costa do Descobrimento – Pedrão em Eunápolis, São João Elétrico em Porto Seguro e Tonhão em Cabrália. As prefeituras também não devem autorizar a realização das festas privadas. A medida faz parte das ações relacionadas ao combate do coronavírus no estado, anunciada pelo governador Rui Costa na terça, 28/4,pelas redes sociais.

Fábio Vilas-Boas e Rui Costa

Acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, Rui destacou que as ações são motivadas pelo atraso na chegada dos respiradores adquiridos pelo governo baiano para a montagem de 1,3 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 em todo o estado. 

“Se as projeções se mantiverem até o fim de maio serão necessários, ao menos, mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Compramos respiradores de diferentes fornecedores justamente para garantir a chegada dos equipamentos, mas, até o momento, nenhuma das cargas chegou, impedindo a montagem desses novos leitos para pacientes com sintomas graves da doença”, explicou.

Para o governador, este cenário impede o relaxamento das medidas restritivas, inclusive a volta às aulas e a realização das festas juninas, este ano. “Com todos os dados que possuímos, é possível anunciar que, em 2020, não haverá festejos juninos em qualquer cidade da Bahia. Se permitirmos a realização de festas, em qualquer um dos municípios, é possível que pessoas de cidades vizinhas e até mais distantes queiram fazer esse deslocamento e este não é o momento para grandes aglomerações”, avaliou Rui.

Com informações da Secom-BA