Você não vai acreditar onde o governo Bolsonaro gastou a verba publicitária da reforma da previdência

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Sites de fake news, infantis e até de jogos de azar receberam uma fatia da verba do governo federal. Secom justificou que critérios para distribuição dos anúncios são do Google.

Inacreditável, mas são dados oficiais. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo pediu à CGU (Controladoria-Geral da União) e obteve dados sobre as plataformas utilizadas para promover a reforma previdenciária. 

Segundo informações da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom), divulgadas em maio de 2019, o governo gastaria R$ 37 milhões em inserções publicitárias para promover a reforma da Previdência. 

Agora, pasme internauta, o governo Bolsonaro patrocinou até site escrito em russo.

1 – Segundo dados da CGU publicados pela Folha, receberam verba publicitária do governo sites de fake news, de jogos de azar, sites no idioma russo, sites e canais infantis, além do canal do YouTube ligado ao próprio presidente Bolsonaro;

2 – Um dos canais que mais receberam anúncios foi o Get Movies, destinado ao público infantil e com o conteúdo totalmente em russo;

3 – Ao todo, dos 20 canais que mais veicularam a campanha sobre a reforma da Previdência, 14 são destinados ao público infantil ou juvenil, como o Kids Fun, Turma da Mônica e Planeta Gêmeas;

4 – Sites conhecidos por propagar fake news, como o Sempre Questione, também foram beneficiados com verbas publicitárias do governo federal, segundo a Folha;

5 – O canal do YouTube Terça Livre, do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, também teria recebido verbas oficiais para divulgar a campanha. Em depoimento à CPI das Fake News, em  novembro do ano passado, porém, Santos afirmou “não receber nenhum centavo do governo”. teria mentido no depoimento? É grave.

O outro lado

Em nota, a Secom informou que “a plataforma de anúncios da Google atua automaticamente a partir de parâmetros para a entrega do conteúdo publicitário aos públicos de interesse. As definições são abrangentes e não determinam com exatidão o local na internet em que o anúncio será veiculado. Porém, neste caso específico, buscou-se perfis reconhecidos pela ferramenta do Google que tenham afinidade para o tema “Previdência” e demais correlações de acordo com sintaxe para o tema da campanha”.