Executivo chinês volta atrás sobre compra de respiradores de empresa fantasma

Compartilhe

Em entrevista publicada pelo jornal A Tarde, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, recuou e enviou uma carta ao secretário da Saúde do estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, na tentativa de explicar o que quis dizer no trecho da entrevista publicada na última segunda-feira (11), informa o site Bahia Notícias.

 Tang disse segundo A Tarde: “O governo baiano comprou respiradores de uma empresa de Los Angeles, que não existe. Esse não foi um problema exclusivo da Bahia. Santa Catarina, Rio de Janeiro e o Pará, todos tiveram problemas. Tanto que os governadores desses quatro estados nos procuraram, na Câmara de Comércio Brasil – China, pedindo nossa ajuda na intermediação com essas empresas, devido a Câmara ser um organismo com 34 anos de credibilidade e atuação. O governo da Bahia perdeu esse dinheiro, porque comprou de uma empresa que não existe, uma empresa fantasma”.

Na carta ao secretário, o empresário argumenta que “estava comentando genericamente sobre os episódios, reportados pela mídia, encontrados por vários estados na compra de respiradores tão necessários para salvar vidas nessa guerra contra o Covid-19”.

“Da mesma maneira que comentei sobre os problemas noticiados sobre outros estados, escutei dizer que a Bahia tinha comprado respiradores de empresa americana que não existia”, acrescenta.

Tang ainda assegura que não possui “conhecimento dos detalhes da compra de respiradores da Bahia e nem da empresa americana que vendeu esses respiradores”. “Tampouco tive a intenção de acusar nenhuma empresa, organização ou governo”, emenda.

E agora?