Pesquisa aponta tendências do consumidor durante e pós-pandemia

Compartilhe

Um estudo identificou as principais mudanças nos hábitos e comportamentos dos brasileiros após a chegada do novo coronavírus ao país e, a partir disso, quais serão as tendências na vida dessas pessoas quando o pico da pandemia tiver sido superado no país.

A pesquisa feita pela Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, foi divulgada nesta quinta-feira, 14 de maio.

Foram entrevistadas, 1.052 pessoas, de 8 a 10 de maio, em todas as regiões do país.

e acordo com o estudo, novos hábitos foram adotados por boa parte da população e alguns deles serão mantidos. Os entrevistados afirmaram que pretendem manter hábitos como:

1 – Higienizar todas as coisas que entram em casa (59,5%);

2 – Cozinhar (49,6%);

3 – Fazer cursos online (43%);

4 – Ir ao mercado ou farmácia somente quando for extremamente necessário (40,6%).

Tendências

Quando questionadas sobre tendências pós-pandemia, 63,6% das pessoas acreditam que o trabalho remoto irá se manter; a educação a distância (58%); busca por novos conhecimentos continua (57%); novos modelos de negócios para restaurantes (54,3%) e revisão de crenças e valores (49,6%).

Alimentos

O estudo mostrou o aumento no consumo de alguns alimentos específicos como o arroz (82%) e feijão (73%), frutas (82,6%), ovos (77,6%) e alimentos congelados (68%). Também houve um aumento em alguns medicamentos como a vitamina C (74%) e antigripais (64%).

95% das pessoas pesquisadas afirmaram ter comprado algum item específico para se proteger contra contaminação. Entre elas, os produtos mais citados foram desinfetante para as mãos/álcool em gel (94,4%), máscara de tecido reutilizável (90%), sabonete (70%) e desinfetante para ambientes (67,4%).