Deputado Jânio Natal cobra ações da Sesab para combater o coronavírus em Porto Seguro

Compartilhe

Diante do colapso da Saúde em Porto Seguro, o deputado Jânio Natal cobrou da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) ações urgentes para proteger o povo de Porto Seguro e região. 

Em março, ainda no início da pandemia no Brasil, Jânio encaminhou ao Governo Estadual Indicação para aluguel de um hotel, em Porto Seguro, que seria transformado, temporariamente, em hospital, com a instalação de equipamentos para o combate ao Covid 19 no extremo sul da Bahia: Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Eunápolis, Itapebi, Itagimirim e Itabela.

A Indicação não foi atendida. E agora todos os 10 leitos de UTI do Hospital Luís Eduardo Magalhães (HLEM), estão ocupados: três por pessoas de Porto Seguro, cinco de Eunápolis e dois de Itabela, enquanto em Teixeira de Freitas existem 30 leitos de UTI, alguns vazios.

Agora, se outro morador de Porto Seguro precisar de UTI, terá que deixar o seu município e sua família, indo para Ilhéus, Teixeira de Freitas, Salvador ou outra cidade. Para Jânio, isto não é justo! 

Além disso, em fevereiro passado a Sesab informou ao deputado que, em abril/2020, seria iniciada a reforma e ampliação do HLEM, que passaria a se chamar Hospital Costa do Descobrimento, ganhando novos equipamentos e mais dez UTIs de hemodinâmica, para atender às demandas de Porto e da região.

Diferente do prometido, essas obras não foram iniciadas até hoje. E Jânio acredita que, com o quadro atual da Saúde no município, elas deveriam começar o mais cedo possível, para aumentar a capacidade de atendimento da Saúde em toda a Costa do Descobrimento. 

Para o parlamentar também critica a falta de ação da prefeitura. Jânio afirmou que como deputado estadual e representante da região, tem o dever de cobrar da Secretaria ações efetivas e urgentes contra o Coronavírus para oferecer mais segurança e tranquilidade à população!