Itamaraju não tem como atender casos graves de Covid-19 e registra 1º óbito

Compartilhe

Apesar de ter o médico Marcelo Angênica (PSDB) como prefeito, Itamaraju vem perdendo o controle da pandemia do coronavírus. A cidade do extremo sul já registra 132 casos confirmados da doença. 

3 óbitos a confirmar

Embora não tenha oficialmente confirmado, informações de bastidores afirmam que já existiriam 3 óbitos na cidade. 

Na madrugada desta sexta, 29 de maio, familiares do aposentado Edilson de Jesus (foto), maior de 70 anos, procuraram o Bahia40graus para informar que ele morreu no hospital de Vitória da Conquista, na região sudoeste, após ser transferido de Itamaraju, que não tem estrutura para casos graves. Edilson não tinha comorbidade e era evangélico, segundo familiares.

O aposentado já apresentava dificuldades respiratórias, foi diagnosticado com pneumonia e foi levado de ambulância para Conquista a 415 km de Itamaraju (mais de 6 horas de viagem).  

Difícil de entender

Por que a Central de Regulação da Sesab transfere um paciente de Itamaraju para Conquista quando a cidade vizinha, Teixeira de Freitas, dispõe de 20 leitos de UTI só para Covid-19?

Então o colapso na saúde já está instalado em todo extremo sul da Bahia?

Eunápolis

A Regulação da Sesab também transferiu um paciente do hospital de Eunápolis para Conquista, essa semana, mas segundo informações de familiares, a ambulância teria vindo de Salvador para levar o paciente de Eunápolis. Mais 10 de espera da ambulância chegar de Salvador, outras 3 horas e meia para chegar em Conquista, a 323 km de Eunápolis, isso contando com trânsito livre e nenhum impedimento na viagem.