ACM Neto critica manifestações antidemocráticas com apoio de Bolsonaro

Compartilhe

Presidente do DEM lamentou o fato de Bolsonaro minimizar a situação da pandemia do coronavírus no país.

O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, repudiou, na segunda-feira, 1º de junho, manifestações antidemocráticas que voltaram a acontecer no final de semana, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, pedindo fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. 

Crises

“Infelizmente, no Brasil, além da crise na saúde, temos que conviver com a crise política e institucional. Era muito melhor que o presidente tivesse encaminhado uma ação articulada com prefeitos e governadores no enfrentamento contra a pandemia. O que a gente viu foi o presidente minimizar a situação do coronavírus. Em determinado momento, chamou de ‘gripezinha’ e todo final de semana sai às ruas para fazer um ato. Lamento que faça”, declarou, classificando o ato como um “desrespeito aos milhares de mortos”.

Neonazistas

O gestor criticou as manifestações neonazistas realizadas nos atos. “Pessoas encapuzadas. Pessoas com tocha nas mãos. Pessoas defendendo agressões ao Supremo Tribunal Federal. Pessoas defendendo intervenção militar. O Brasil não tem condições de estar vivendo isso, e é uma extra insensibilidade com os milhares de mortos, e com as famílias que estão sofrendo nesse momento. […] Eu vi cenas nesse final de semana de pessoas aqui, no Brasil, fazendo manifestação usando padrões parecidos com o que aqueles racistas dos EUA fazem. Uma coisa inacreditável”.

Radicais

Ele também comentou a marcha democrática convocada por torcidas organizadas Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo. Radicais de direita também apareceram no local para fazer manifestações ilegais. “Para piorar, a gente viu ontem aquelas cenas de conflito entre pessoas que defendiam a democracia contra o outro lado que estava ali defendendo intervenção de direita. Isso é um absurdo. É inaceitável. Está passando de todos os limites. Além do mais, qualquer coisa que signifique agressão física, enfrentamento físico, nada disso pode ser tolerado. Então, fica aqui o meu repúdio como cidadão, mais do que como presidente do Democratas ou prefeito de Salvador, o meu repúdio como cidadão a esses radicais insensíveis, a essas pessoas que são criminosas. O que nós estamos vendo é a prática de atos criminosos por parte desses radicais, principalmente radicais de direita que não têm nenhuma sensibilidade com a vida humana, e tem coragem de fazer essas barbaridades que nós estamos vendo em Brasília, em São Paulo, no Rio e em outros lugares do Brasil”, falou ACM Neto.