Prefeito Robério investe contra professores em Eunápolis e derruba no TJ-BA liminar que favorecia a classe

Compartilhe

Mas a derrota dos professores tira preciosos pontos do prefeito no campo eleitoral, uma vez que ele não está fazendo economia do dinheiro público na sua escancarada campanha para reeleição, usando a máquina como sempre fez. 

Apesar de se dizer pré-candidato para o 4º mandato, o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), vem tomando decisões de anticandidato, desagradando setores que antes ele contava com o apoio, como a classe dos professores, muito prejudicada com demissões e retirada de direitos históricos.

Robério obteve recentemente no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), decisão favorável suspendendo a liminar de 1ª instância que garantia aos professores continuar recebendo as gratificações de função, suspensas pelo decreto municipal 9028. O prefeito alega que o município precisa dispor de recursos para combater o coronavírus e que por conta da pandemia as aulas estão suspensas.

Efetivos sem gratificações e temporários sem emprego

Com a nova decisão, os professores efetivos perdem o direito à gratificação por Efetiva Regência de Classe e do Adicional por Extensão da Carga Horária. Os profissionais da educação contratados temporariamente, beneficiados com o mandado de segurança do juiz Roberto Freitas Júnior, também perderam e vão continuar com os contratos suspensos.

Nesta terça-feira, 18 de agosto, trabalhadores da educação que tiveram os contratos temporários rescindidos, realizaram um ato de protesto contra o prefeito em frente à Câmara de Vereadores. A manifestação foi pauta no noticiário da TV Santa Cruz.

Gastando dinheiro fora da saúde

1 – Mas economia é tudo o que o prefeito de Eunápolis não está fazendo nessa pandemia; 

2 – Ele vem gastando muito dinheiro fora das ações da saúde, até com grama sintética para uma praça que ele inventou de fazer em plena pandemia, com claro viés eleitoral;

3 – Está gastando em propaganda eleitoral subliminar divulgando os feitos do governo (maquiados), nas redes sociais, rádio, TV e sites;

4 – Mantendo contratos do município de consultoria com valores exagerados para tempos de coronavírus;

5 – Gastando com a equipe de campanha eleitoral por dentro da folha de pagamento da prefeitura, usando a máquina sem cerimônia.

Nova Decisão

A decisão do desembargador Carlos Roberto Santos Araújo, vice-presidente do TJ-BA, suspende os efeitos do Mandado de Segurança Coletivo no 8001146-81.2020.8.05.0079, expedido pelo juiz Roberto Freitas Júnior, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Eunápolis.