Campanha eleitoral começa com força total nas redes sociais

Compartilhe

A partir deste domingo, 27 de setembro, os candidatos a prefeito e vereador já podem fazer propaganda eleitoral. A internet será a principal ferramenta dos candidatos, que terão o contato físico limitado pelas regras sanitárias de isolamento social devido a pandemia do coronavírus que ainda continua adoecendo e matando pessoas.

Internet

A campanha será feita em ambiente virtual, nos sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, postagens em redes sociais e aplicativos de mensagens. Teremos ainda lives (transmissão ao vivo na internet) e reuniões virtuais.

A Justiça Eleitoral estabeleceu regras para a campanha on-line, que deverão ser observadas rigorosamente pelos partidos, candidatos e suas equipes:

1 – Estão vedados os impulsionamentos de publicações feitas por terceiros, o disparo em massa de mensagens e a propaganda em sites de quaisquer empresa, organizações sociais e órgãos públicos;

2 – Os candidatos também serão responsabilizados por conteúdo enganoso ou descaracterizado que for utilizado em suas ações de campanha.

Pelo visto, muitos candidatos não vão abrir mão do contato direto com os eleitores na rua, embora tenham que obedecer as restrições e protocolos sanitários impostos pela pandemia.

O que pode 

1 – Nas ruas, será permitido o posicionamento de mesas com material impresso e bandeiras móveis entre as 6h e as 22h, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres;

2 – Carros de som só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durante comícios e reuniões.

O programa de rádio nas cidades sem programa eleitoral de TV – Todas da Costa do Descobrimento – será uma ferramenta poderosa para candidatos de partidos ou de coligações com maior tempo de veiculação. A propaganda gratuita no rádio começa no dia 9 de outubro.