Cidade baiana com maior Ideb tem candidato único a prefeito

Compartilhe

No domingo (4/10), a cidade de Licínio de Almeida, única na Bahia que tem só 1 candidato a prefeito, ganhou destaque na coluna Tempo Presente, de Levi Vasconcelos, no jornal A Tarde.

O município fica no sudoeste baiano, perto da divisa com Minas Gerais, a 745 km de Salvador, e tem pouco mais de 12 mil habitantes. Com um detalhe: lidera o ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da educação Básica) na Bahia, com 8.1, quando a média das cidades do estado não passa de 5.0.

Alan Leite

Os créditos do sucesso na Educação são para o médico e ex-prefeito Alan Leite, que no ano passado ensaiou disputar a prefeitura de Cabrália, no extremo sul, sua terra natal. 

Na sua gestão, Alan baixou um decreto que obrigou servidores municipais, incluindo secretários e ele, prefeito, a matricular os filhos na rede pública. A qualidade do ensino público em Licínio de Almeida disparou. E as escolas particulares desapareceram.

O candidato único a prefeito de Licínio de Almeida é o também médico Frederico Vasconcelos, conhecido como Dr. Fred, carioca que chegou à cidade há 10 anos para trabalhar num PSF.

Dr. Fred quase sempre anda só, trabalha sério num lugar pobre, área de seca, fez muitas aguadas, ouve o povo, corrige erros, fez obras. O senhor tem adversários? “Só ideológicos. Pessoais, nenhum. Nem eles”.

Cabeça no lugar

Diz Dr. Fred que o fato de ser candidato único não lhe sobe à cabeça, pelo contrário: “A responsabilidade é muito maior. Vou fazer campanha normal, ir a todos os lugares. Seria um erro primário eu achar que o povo tem a obrigação de votar em mim”. No Brasil, além de Dr. Fred, existem apaenas mais 27 candidatos únicos a prefeito.

Cidade de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano