Suspeita de assédio sexual na Igreja Católica é pauta do Fantástico

Compartilhe

O arcebispo de Belém do Pará, Dom Alberto Corrêa, de 70 anos, está sendo acusado de assédio sexual por 4 ex-seminaristas que conviveram com ele. O caso veio à tona numa reportagem do Fantástico, no último domingo, 3 de janeiro. 

A reportagem é o resultado de 2 meses de apuração jornalística. Os repórteres Fabiano Villela e James Alberti ouviram os ex-seminaristas que estão denunciando a autoridade católica. São relatos de assédio moral e sexual. Parte dessas acusações foi publicada pelo jornal “El País” em dezembro, mas o Fantástico trouxe o conteúdo completo das denúncias de fatos ocorridos entre 2010 e 2014.

Os ex-seminaristas pediram que suas identidades fossem preservadas na reportagem, por medo de represálias. 

Eles afirmam que Dom Alberto usou de seu poder para fazer investidas sexuais não consentidas em encontros privados. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as suspeitas contra o arcebispo, a pedido do Ministério Público do Pará. O Vaticano também investiga o caso. Os jovens aspirantes a padres que frequentavam esses encontros vêm de famílias simples e muito religiosas.

Outro lado

O arcebispo publicou um vídeo nas redes sociais para se defender do que ele chama de “falsas acusações de imoralidade”, mas não disse do que estava sendo acusado. Dias depois, durante uma missa, o arcebispo falou novamente sobre o caso, afirmando que um escândalo “estava sendo montado” contra ele e que “Nossa Senhora” estaria “esmagando a cabeça da serpente”.

Apoio

Dom Alberto ganhou apoio nas redes sociais dos padres midiáticos Marcelo Rossi e Fábio de Melo. Os 2 foram muito criticados pela atitude precipitada, antes do resultado das apurações.