Fabricante da ivermectina nega eficácia do remédio contra Covid-19

Compartilhe

Após o Brasil atingir a marca de quase 230 mil mortos por Covid-19 (somos o 2º no ranking mundial nefasto), o tratamento precoce contra a doença, ainda defendido por bolsonaristas, com uso de cloroquina e ivermectina, está caindo em descrédito. 

A comunidade científica e a OMS (Organização Mundial de Saúde) vêm alertando para a ineficácia do kit, que inclui ainda o antibiótico azitromicina e corticóides (únicos medicamentos que podem funcionar no tratamento).  

Fabricante emite comunicado

Na semana passada, o laboratório alemão Merck, fabricante da ivermectina, publicou um comunicado afirmando que os cientistas da farmacêutica examinam os dados de todas as pesquisas disponíveis sobre a ivermectina contra o coronavírus, mas as análises apontam que os estudos pré-clínicos não mostram “base científica para potencial efeito terapêutico contra a Covid-19” e não há “evidência significativa de eficácia clínica em pacientes com Covid-19”.

A Merck conclui que os dados disponíveis não dão suporte para segurança e eficácia da ivermectina além da dose e populações indicadas. O medicamento é indicado para uso contra parasitas.

A Merck também é conhecida por um amplo programa de doação de ivermectina para o combate a uma doença conhecida como cegueira do rio (ou oncocercose), comum em áreas tropicais e em algumas regiões na África. A doença é causada pelo nematoide Onchocerca volvulus.