Casos de Covid-19 aumentam na Bahia e sistema de saúde pode entrar em colapso

Compartilhe

A triste realidade vivida no Amazonas pode chegar à Bahia caso a escalada da Covid-19 continue no ritmo atual.

O governador Rui Costa (PT) alertou, na sexta-feira, 12 de fevereiro, para o risco de um colapso no sistema de saúde da Bahia por causa do aumento progressivo dos casos de coronavírus no estado.

Entenda por colapso falta de UTI, falta de oxigênio, falta de respiradores, falta de profissionais de saúde. 

Rui destacou que o momento é muito grave e afirmou que vários hospitais estão com 100% de ocupação dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19.

Porto Seguro é uma das cidades onde o hospital local (HLEM) tem 100% de ocupação dos leitos de UTI.

“Eu quero pedir a compreensão de vocês. Nós corremos o risco, se continuar nesse ritmo de crescimento da doença na Bahia, de em duas ou tres semanas estar pior do que estávamos em julho do ano passado. E corremos o risco de ter colapso no sistema de saúde. O que, em nenhum momento, nós tivemos, desde o início da pandemia”, disse o governador. 

Desde novembro os casos de Covid-19 estão subindo no estado. Na sexta (12/02), a Bahia registrou 67 óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). 

Rui Costa apelou ainda para que as pessoas respeitem as medidas contra o vírus e usem máscaras: “Nós estamos chegando no limite da quantidade de leitos. Tem gente, ou porque cansou, ou porque acha que como começou a vacinar já pode tirar a máscara. Por favor, ao sair na rua, use máscara”, pediu Rui Costa.

DESCASO

Apesar do alerta das autoridades, no período de carnaval a população não está respeitando as medidas preventivas. Muitas aglomerações estão sendo flagradas, tanto na capital quanto no interior.