Ex-prefeito de Itamaraju Tassizo Carletto morre de covid aos 84 anos

Compartilhe

27/03/21 – O ex-prefeito de Itamaraju e pai do deputado Ronaldo Carletto, Sr. Tassizo Carletto, morreu neste sábado (27), em um hospital de São Paulo, vítima de Covid-19. O corpo será cremado na capital paulista, devido aos protocolos referentes ao coronavírus. A família deve realizar uma cerimônia na missa de 7º dia. 

Biografia

Aluyr Tassizo Carletto era do Espírito Santo, madeireiro, e começou sua trajetória na região extremo sul, com esposa e filhos, na cidade de Guaratinga. 

Em 1979, com sua visão de empreendedor, adquiriu 3 ônibus usados da empresa Expresso Guaratinga para fazer o transporte de passageiros na cidade. 

Em 1980 ampliou o seu negócio com a aquisição de mais 6 ônibus da então chamada Expresso Itamaraju, progredindo no ramo. No ano seguinte, criou a Expresso Brasileiro, operando nas linhas de Itamaraju/Água Limpa, Itamaraju/Guaratinga – via União e, logo em seguida, Cajuíta, Itamaraju/Jucuruçu, Itamaraju/Nova Alegria e São João da Prata.

No começo, o quadro funcional da empresa era, basicamente, composto por seus filhos que, com espírito de luta e com uma visão também empreendedora, começaram a operar linhas urbanas em Eunápolis. Isto foi possível através da compra da empresa urbana Colatinense, com sede no Bairro Juca Rosa, que iniciou operando a linha da Colônia, perímetro urbano de Eunápolis e, posteriormente, atendendo linhas em Porto Seguro.

Em 1989, aliando conhecimento e experiência significativa no ramo de transportes, a empresa adquiriu a concessão das linhas da SULBA, passando a partir de então a explorar outras linhas rodoviárias intermunicipais, como Eunápolis/Belmonte, Eunápolis/Guaratinga/Itapebi/Cajuíta/Caiubi/Monte Alegre/Canavieiras, região de Itamaraju e outras linhas, ligando a Prado/Alcobaça/Caravelas e Teixeira de Freitas.

Ainda no ano de 1989 foi estabelecida a primeira garagem com sede em Eunápolis, antes pertencente à SULBA. 

Já em 2001, foi inaugurada uma nova estrutura. Na cidade de Porto Seguro as instalações da Expresso Brasileiro  foram construídas em 1999, sendo inaugurada a nova sede em 2000.