Ministro do Meio Ambiente quer criar milícia ambiental para substituir Ibama e PF

Compartilhe

21/04/21 – Enquanto o Brasil assiste o desmonte da estrutura de fiscalização ambiental, sinal verde para grileiros, madeireiros e garimpeiros ilegais, o principal projeto do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é a formação do que ele chama de “Força de Segurança Ambiental”, para substituir a Polícia Federal, Ibama, ICMBio e demais órgãos fiscalizadores. 

Salles está pedindo aos países ricos US$1 bilhão, mais de R$5 bi, como ajuda para montar sua “patrulha armada“. Agora nos dias 22 e 23 os países mais ricos se reúnem em encontro virtual para discutir o Clima no planeta.

Recentemente, o ministro foi acusado por um delegado da PF de defender e favorecer madeireiros na região amazônica, após uma grande apreensão de madeira ilegal. A ação teve como desfecho demissão do delegado federal e de chefes do Ibama.

Só para refrescar a memória, Salles disse em uma reunião ministerial, em 2018, que a pandemia era uma oportunidade de “passar a boiada”, enquanto a midia estava focada na Covid-19, referindo-se ao afrouxamento das regras ambientais.