PF faz operação contra braço financeiro do PCC que lavava dinheiro para o tráfico

Compartilhe

03/05/21 – A Polícia Federal (PF) foi às ruas na manhã desta segunda-feira (3) mirando o núcleo financeiro do grupo criminoso responsável pela lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e da corrupção, a serviço da facção PCC. Segundo informações do Coaf, o grupo investigado realizou operações financeiras atípicas superiores a 700 milhões de reais.

Mandados

Na operação Tempestade, a Justiça expediu 4 mandados de prisão preventiva, 1 mandado de prisão temporária, interdição judicial de 6 empresas, 22 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e em 2 escritórios de advocacia localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. 

Lavagem – empresas de fachada

Além da lavagem de dinheiro para o PCC, o grupo também atuava para agentes políticos e empresários suspeitos de corrupção, principalmente com a entrega física de valores sacados em espécie. 

A investigação também apontou um esquema de abertura de empresas fictícias, que depositavam dinheiro em uma instituição financeira de “fachada”.  

Bens sequestrados e contas bloqueadas

De acordo com a PF, ao longo de quase um ano de investigação, foram identificados alvos antigos de outras operações como a Zelotes, Navalha e Prato Feito.  

Agora na operação Tempestade também foram sequestrados R$30 milhões em imóveis, veículos, além de interditadas 6 empresas, com bloqueio de aproximadamente R$225 milhões em contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas.