Presidente da Anvisa diz que cloroquina é ineficaz contra Covid-19

Compartilhe

12/05/21 – O contra-almirante e diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) até 2024, Antônio Barros Torres, em depoimento à CPI da Pandemia no Senado, na terça (11), foi direto e objetivo ao afirmar que foi contrário à proposta de mudanças na bula da Cloroquina. Disse também ter alertado, em reunião no Palácio do Planalto, que a bula só pode ser alterada pela Anvisa por solicitação do detentor do medicamento.

Tratamento precoce

A cloroquina é o carro-chefe do tratamento precoce adotado por médicos bolsonaristas, mas estudos científicos, aceitos pela OMS (Organização Mundial de Saúde), afirmam que o medicamento não tem eficácia para combater o coronavírus. Assim como outros adotados por seguidores de Bolsonaro. O presidente da Anvisa deixou claro à CPI que não endossa as orientações do presidente da República em relação ao uso da cloroquina. 

Arrependido

E o militar da Marinha ainda se diz arrependido de ter aparecido ao lado de Bolsonaro em uma manifestação no início da pandemia, em março de 2020. Por razões óbvias, o depoimento de Barras Torres deixou o Planalto irritado.