Inauguração da Policlínica de Eunápolis foi exemplo da boa política

Compartilhe

13/06/21 – O sucesso da concorrida inauguração da Policlínica Regional de Eunápolis, no último dia 10/06, deve-se ao protagonismo do Governo do Estado, aliado ao empenho dos atuais prefeitos da Costa do Descobrimento que aderiram ao rateio do Consórcio de Saúde. A politicagem de bastidores passou longe do brilho do evento e do feito histórico para saúde regional. Foi um exemplo da boa política. 

Porto Seguro

Para o sucesso ser completo só faltou mesmo a adesão de Porto Seguro, apesar do município ter altas despesas na rede privada com procedimentos oferecidos na Policlínica. Aderir à Policlínica custará a Porto Seguro apenas R$201 mil por mês com direito a 3 mil procedimentos médicos, consultas em dezenas de especialidades e exames de média e alta complexidade. A economia estimada seria de 70%, segundo o coordenador estadual das policlínicas, Nelson Portela. 

Palanque

No palanque, o prefeito de Cabrália, Agnelo Santos (PSD), presidente eleito do Consórcio de Saúde, e a prefeita Cordélia Torres (DEM), cada um ao seu estilo, deram o recado. E o governador Rui Costa (PT), ao seu estilo republicano, tirou de letra com seu pragmatismo usual. 

Agnelo citou os prefeitos que estiveram com ele na empreitada que resultou na inauguração da Policlínica, destacando a obra como um meio de “salvar vidas”, enquanto Cordélia, apesar da demora em aderir ao rateio, falou orgulhosa e emocionada de ter na cidade mais um equipamento de ponta na saúde. Os 2 deixaram de lado as diferenças partidárias e ofuscaram os patrocinadores de picuinhas e intrigas.

Transparência

Por sinal, o presidente do Consórcio de Saúde lembrou que a administração da Policlínica tem total transparência financeira, com balanço mensal à disposição dos prefeitos do colegiado. 

Quem ganha com a política de alto nível é o povo.

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus