Prefeita de Eunápolis cobra transparência no rateio do Consórcio da Policlínica Regional

Compartilhe

16/04/21 – Em entrevista ao Programa Vida Comunitária, na rádio Vida FM, nesta sexta (16), a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM), justificou que Eunápolis ainda não aderiu ao rateio do Consórcio da Policlínica Regional, a ser inaugurada na cidade agora em maio, pelo governo estadual, porque “o devido processo legal não está sendo feito, a transparência e a moralidade não existem”. 

Transparência

Cordélia diz que quer saber “o que o município paga e o que vai receber” em contrapartida, no rateio financeiro entre as cidades que fazem parte do Consórcio de Saúde que administra a Policlínica, que tem como presidente o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos Jr (PSD), eleito pelo colegiado no final de 2020.

A prefeita esclareceu que apesar da Policlínica ser na cidade, Eunápolis iria arcar com um valor anual de quase R$2 milhões para contar com os mesmos serviços de saúde oferecidos atualmente pelo SUS no município. Alguns serviços seriam até reduzidos, segundo a gestora, como exames de tomografia. Enquanto o município hoje realiza uma média de 200 por mês, a Policlínica do Consórcio oferecerá apenas 92 exames mensais desse tipo à população local.

“Para valer a pena, o Consórcio deveria ser um grande reforço para a saúde municipal, mas, na verdade, é um equipamento cujo custo-benefício não agrega para o nosso munícipe”, disse Cordélia.

Eunápolis e Porto Seguro fora

A Policlínica será inaugurada sem a adesão de Eunápolis e de Porto Seguro, as duas maiores cidades da região da Costa do Descobrimento, onde se concentra o público alvo da unidade de saúde. Juntas, as duas cidades somam 270 mil habitantes e são as que têm mais demandas de consultas e procedimentos ofertados pela Policlínica Regional. O governador Rui Costa (PT) vem sinalizando que o Estado vai complementar o orçamento para garantir o funcionamento da Policlínica.  

A novela promete!