O vereador Bolinha e a polêmica defesa da venda de bebida alcoólica a menores em Porto Seguro

Compartilhe

04/07/24 – Praticando o jornalismo plural, a reportagem do Bahia40graus falou com o vereador Bolinha (Kemps Neville) sobre ele liderar, nos últimos dias, protestos estranhos e controversos de vendedores ambulantes de bebida alcoólica em frente a um evento privado na orla norte de Porto Seguro, realizado por uma das maiores operadoras de turismo do país, a Forma, e destinado a estudantes adolescentes (turistas) de diversos estados e até países. 

O vereador Bolinha reagiu  dizendo que está defendendo ambulantes da cidade contra um esquema que impede eles de comercializarem seus produtos, alegando que é vendido não apenas bebidas alcoólicas e insinuou que a matéria em curso seria encomenda da gestão municipal. O edil ameaçou, caso fosse alvo de reportagem sobre o tema, jogar ‘merda’ no ventilador denunciando, segundo ele, práticas irregulares nas festas, comércio e hotéis da cidade com relação à venda de bebida alcoólica a menores de idade (que ele se diz contra), além de outras acusações.

Entidades do turismo (inclusive do setor hoteleiro) e empresários do ramo precisam se manifestar sobre as acusações do vereador. 

Bolinha até diz que é contra a venda de bebidas a menores, mas defende quem quer vender (como assim?), com a justificativa de que são ambulantes da cidade.

O errado é indefensável

Bolinha como vereador de oposição parece que perdeu o rumo e hoje está obcecado em criticar tudo, causando mal estar até no próprio grupo político. Mas ele não pode defender nem justificar o ilícito. E lamentamos que o vereador tenha reagido da forma que reagiu a uma matéria jornalística, que ouviu o contraditório.   

Mas o errado não pode estar certo. Vender bebida alcoólica a menor de idade é crime, não só em Porto Seguro, mas em todo o Brasil. Mesmo que eventualmente possa existir vista grossa por parte de algumas autoridades, incluindo a polícia, prefeitura, empresários e até o judiciário. 

Por que então o vereador Bolinha, no lugar de causar transtornos ao turismo de Porto Seguro e ficar atacando a imprensa, não levanta a bandeira para combater a venda de bebida alcoólica a menores de idade, já que se diz contra? Pode promover uma campanha de conscientização, por exemplo. 

Ressalva importante: a empresa que realiza os eventos na orla norte, a Forma Turismo, mudou a logística do transporte dos estudantes para os eventos, por questão de segurança, e para seguir recomendações do Ministério Público na prevenção de eventuais riscos de consumo de bebida alcoólica pelos estudantes.

Bahia40graus apurou ainda que os adolescentes clientes da Forma realizam compras de ambulantes nos passeios à Cidade Histórica, Passarela da Cultura e na circulação no entorno dos hotéis onde estão hospedados, comprando artesanato e outros ítens. 

Resumo da ópera: a bola ficou quadrada, porque o poste não pode mijar no cachorro!

A foto do edil que ilustra a matéria foi printada do perfil do próprio edil no Instagram

Geraldinho Alves / Bahia40graus