Secretário de Meio Ambiente esclarece poda e remoção de árvores em Eunápolis

Compartilhe

05/10/21 – Na semana passada, diversas árvores do Centro de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, passaram por poda e remoção. Muitos moradores e comerciantes aprovaram a iniciativa, enquanto outros estranharam algumas remoções. O site Bahia40graus procurou o secretário municipal de Meio Ambiente, Flamarion Matos, para que ele esclarecesse sobre o fato.

1 – Flamarion disse que “o manejo das árvores obedece a normas técnicas e é executado com planejamento e equipe capacitada”.

2 – O secretário pontuou que todas as árvores removidas já estavam com a estrutura comprometida, pondo em risco as pessoas que passavam no local.

3 – Já as podas foram feitas com o objetivo de evitar acidentes no contato com a rede de energia elétrica e como elemento paisagístico, sem causar dano ambiental.

4 – Flamarion pontuou ainda que as árvores que florescem na Primavera foram preservadas para poda posterior.

Distribuição de mudas de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente
As árvores que florescem na Primavera foram preservadas para poda posterior

5 – Na conversa com o secretário, ele aproveitou para relatar que o município já distribuiu à população mais de 3 mil mudas de árvores frutíferas, ornamentais e nativas da Mata Atlântica. A prefeitura também planeja o plantio nas escolas da rede municipal e outros prédios públicos, em ação conjunta com outras secretarias. 

6 – Entre as ações relevantes da pasta de preservação ambiental, Flamarion Matos destacou ainda o plantio de novas árvores frutíferas e de outras espécies nas margens degradadas do Rio Buranhém e do córrego do Gravatá, visando a preservação desses mananciais, além da criação, por decreto municipal, da Estação Ecológica Lagoa Dourada.

7 – Para o secretário, a prefeita Cordélia Torres vem priorizando iniciativas e criando políticas públicas com o objetivo de cuidar do meio ambiente para garantir uma qualidade de vida digna à população eunapolitana.