Descaso nas balsas está com os dias contados garante prefeito Jânio Natal

Compartilhe

18/11/21 – O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), firmou compromisso público de cuidar, pessoalmente, da melhoria dos serviços de balsas em Porto Seguro, na travessia para Arraial D’Ajuda, hoje em total descaso por parte das duas empresas concessionárias, a Rio Nave e a Buranhém.

São constantes os atrasos nos horários previstos, filas quilométricas e superlotação causando sofrimento aos usuários, tanto pedestres, quanto motoristas, motociclistas e ciclistas.   

“É inaceitável que, no sol ou na chuva, moradores e turistas tenham que continuar se submetendo aos serviços precários e desconfortáveis das balsas”, comentou o prefeito, que já iniciou os preparativos para realizar uma nova licitação da concessão do transporte hidroviário. 

“Há anos, as duas concessionárias exploram os serviços de balsas no município, com estrutura precária, não acompanhando o crescimento da demanda ao longo do tempo, causando sofrimento aos usuários, poluindo o meio ambiente e cobrando caro por isso. Do jeito que está não pode continuar”, concluiu Jânio.

Ouvindo as queixas dos usuários das balsas, o prefeito listou algumas das exigências que deverão ser colocadas na próxima licitação:

1 – Estrutura com maior segurança e conforto;

2 – Sistema de cobrança eletrônica;

3 – Sanitários masculino e feminino;

4 – Pagamento, também, por meio de cartão de crédito;

5 – Preço dos serviços acessíveis e dentro da realidade da planilha de custos apresentada;

6 – Tabela de preços única, sem cobrança diferenciada para moradores e não moradores;

7 – Cobrança de valores unificados, em dias úteis, feriados e fins de semana;

8 – Cobertura de proteção do sol e chuva para pedestres, dentro e fora das balsas;

9 – Regularidade dos horários;

10 – Contrapartida ambiental pelos danos causados diariamente.