PF baixa no IGH em busca de provas de suposto esquema de corrupção na Saúde em Salvador

Compartilhe

09/12/21– A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta (9), uma operação de combate à corrupção em Salvador e cidades da região metropolitana. 

Foram cumpridos mandados na sede do Instituto de Gestão Humanizada (IGH), contratado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para gestão complementar de unidades de saúde UPA e Multicentros.

A ação da PF é em conjunto com a Controladoria Geral da União–CGU, e é um desdobramento da Operação Kepler, que desarticulou um esquema criminoso de fraude à licitação, superfaturamento, desvio de recursos públicos, peculato e lavagem de ativos, na contratação do IGH.

Nesta fase, são investigados contratos firmados nos anos de 2016 e 2018 com o IGH. 

Na primeira fase, as investigações apontaram que as licitações eram direcionadas a beneficiar o instituto contratado, que terceirizava o serviço contratado, através de contratos superpostos e genéricos, parcelas do serviço a empresas recém constituídas e vinculadas ao próprio Instituto, tudo como mecanismo de retornar os valores das subcontratações em benefício de seus representantes e para suposto pagamento de propina a servidores vinculados à SMS/PMS.

Até o momento, foram identificados pagamentos, em razões dessas contratações fictícias, que ultrapassam R$2 milhões. As investigações apontaram ainda para a existência de superfaturamento de cerca de R$8 milhões, com potencial de desvio ainda maior, vez que que os contratos continuam em vigência e plena execução.

Nota da Secretaria de Saúde de Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador esclarece que vem cumprindo todas as medidas apontadas pela CGU acerca do contrato firmado entre o IGH para a gestão da UPA de Pirajá, contrato este iniciado no ano de 2016. A SMS está colaborando de forma transparente com as investigações e espera que tudo seja esclarecido com brevidade.