Passado, presente e futuro da guerra dos Fraternos pelos votos para deputado

Compartilhe

05/01/22 – Tem muita gente de olho na guerra da organização familiar envolvida na Operação Fraternos na disputa pelos votos para deputado na cidade de Santa Cruz Cabrália, cujos ataques mútuos estão acontecendo na mídia e nos bastidores. Os membros da família querem se perpetuar no poder regional (e manter a influência) mesmo após os sucessivos escândalos de corrupção, que resultaram em dois afastamentos de cargos (2017 e 2021) e até prisão por 24 horas. 

Enquanto o casal Robério e Cláudia diz por meio de seus interlocutores que fez muito por Cabrália, o prefeito Agnelo, irmão de Cláudia, diz que não é bem assim. Não há nenhuma emenda sequer, garantem assessores do prefeito. Quem teria razão?

Robério e Cláudia foram deputados estaduais, ele em 2014 e ela em 2010. Agora, Cláudia anuncia que é candidata a federal nas eleições deste ano e Robério começou a conversa do foi ele que fez, querendo o mérito de obras que outros fizeram, tanto em Cabrália, quanto em Eunápolis.  

Na verdade, o casal usou os mandatos como trampolim para disputar as prefeituras de Eunápolis e Porto Seguro, respectivamente, ficando apenas 2 anos na Assembleia, com atuações que deixaram a desejar. Ele muito mais.

Toma lá, dá cá

Enquanto isso, a gestão de Agnelo segue sendo criticada diariamente nas emissoras controladas pelo cunhado Robério. Com a pendenga familiar, quem sai ganhando é o eleitor que fica sabendo dos podres de um e do outro. 

Como tudo começou

O conflito familiar surgiu após o prefeito de Cabrália anunciar que vai apoiar Jacó (PT) para deputado estadual e Cláudio Cajado (PP) para federal, enquanto o casal contava com o apoio incondicional do integrante menor da cúpula da organização familiar investigada pela Polícia Federal na Operação Fraternos.

Mas o projeto do casal é o mesmo das vezes anteriores, viabilizar as candidaturas de cada um nas eleições municipais de 2024, em Eunápolis e Porto. Isso se a impunidade continuar sendo regra e caso as contas de 2020 dos 2 passarem pelas Câmaras de Vereadores. 

Os próximos capítulos da novela prometem.