Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é lembrado na Assembleia

Compartilhe

Mais um motivo para se pensar os ataques sofridos por jornalistas e o crescimento da onda fascista em esfera global, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa mereceu do deputado estadual Jacó (PT) uma moção de aplausos. Ele pediu, nesta sexta-feira (3/4) para que a menção à data seja inserida na Ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Em sua iniciativa, Jacó lembra que o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1993, em respeito à Recomendação aprovada na 26ª sessão da Conferência Geral da Unesco, realizada em 1991. Isso, por sua vez, foi uma resposta ao apelo dos jornalistas africanos que, também em 1991, elaboraram a Declaração de Windhoek sobre o pluralismo e a independência da mídia.

“Esse Dia é uma ocasião para informar os cidadãos sobre as violações à liberdade de imprensa – um lembrete de que, em muitos países do mundo, as publicações são censuradas, multadas, suspensas e fechadas, da mesma forma que jornalistas, redatores e editores são perseguidos, atacados, detidos e assassinados”, justifica Jacó, citando mensagem da diretora-geral da Unesco em 2019.

Segundo dados da ong internacional Repórteres sem Fronteiras, o Brasil passou de 102º para 105º lugar no ranking entre os países com liberdade de imprensa, de 2018 para 2019.

Fonte: Ascom/Dep Jacó