Gripe Influenza matou turista da Forma confirma prefeitura de Porto Seguro

Compartilhe

Nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde confirma que a causa do falecimento da estudante paulista passageira da Forma Turismo, no sábado, 14/7, no Hospital Luis Eduardo Magalhães (HLEM), foi causado por um subtipo da gripe Influenza, o H2N3. Mais dois estudantes estão internados no HLEM com a mesma doença.

A prefeitura informou ainda na Nota que não existe surto de Influenza na cidade e que a Vigilância em Saúde já tomou providências para evitar a transmissão da gripe.

CONHEÇA MAIS SOBRE A GRIPE INFLUENZA

Os vírus da gripe Influenza, basicamente, são dos tipos A, B e C. Esses vírus são altamente transmissíveis e podem sofrer mutações, sendo que o tipo A é mais mutável que o B e este mais mutável que o tipo C. Os tipos A e B causam maior mortalidade que o tipo C. No entanto, as epidemias e pandemias estão mais associadas ao vírus do tipo A. O tipo C não possui nenhuma importância clínica e epidemiológica. Atualmente circulam no Brasil são os vírus do influenza A-H1N1, A-H3N2 e influenza B. Não há grandes diferenças nos sintomas, como se prevenir e como tratar. A diferença entre os três subtipos de vírus está nas proteínas específicas que cada um tem em sua superfície. Eles são cepas diferentes do mesmo vírus, com características semelhantes.