Jânio Natal pede pela 3ª vez unidade de hemodiálise para Porto Seguro

Compartilhe

O deputado estadual já havia feito o mesmo pedido em duas oportunidades, 2016 e 2017. Agora, voltou a indicar ao governador Rui Costa e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas uma unidade de hemodiálise para Porto Seguro, conforme publicado no site da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 

Jânio Natal representa a região extremo sul com relevante atuação nas demandas regionais. Ele justifica que a unidade de hemodiálise não só atenderá a população de Porto Seguro, como também aos turistas e as cidades da Costa do Descobrimento. 

“Já por duas vezes, em março de 2016 e abril de 2017, apresentei indicações para a criação desta unidade de hemodiálise, visando atender aos inúmeros portadores de doenças renais em Porto Seguro (que conta com mais de 160.000 habitantes) e municípios circunvizinhos, além dos mais de 1.600.000 turistas que visitam a região anualmente.”, destaca o parlamentar. 

HEMODIÁLISE

O mau funcionamento dos rins atinge grande número de pessoas e acarreta grande risco de vida, embora a doença seja silenciosa. Com a hemodiálise, pessoas com as funções renais prejudicadas têm a oportunidade de manter uma vida próxima do normal, podendo praticar atividades físicas, trabalhar, viajar etc. 

É um procedimento altamente especializado, com sessões que duram de 3 a 5 horas e necessitam ser repetidas 2, 3, 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente. 

DESCONFORTO

Jânio ressalta o desconforto dos portadores de doenças renais crônicas, quando forçados a deslocar-se para outras cidades, a fim de realizar as sessões de hemodiálise.

“Esta situação vem ocorrendo em Porto Seguro e municípios vizinhos: muitos pacientes são forçados a viajar para Eunápolis, sujeitando-se aos riscos e desconfortos da estrada, às vezes todos os dias, o que será evitado com a implantação da unidade ora sugerida, que virá servir também aos nossos turistas”, pontuou o deputado. 

“Neste momento, em que o Governo do Estado vem dedicando especial atenção à saúde dos baianos, mais uma vez indico ao Exmo. Senhor governador Rui Costa e ao secretário da Saúde Pública do Estado, Dr. Fábio Vilas-Boas, a implantação desta unidade, um grande benefício para os muitos pacientes renais crônicos de toda a Costa do Descobrimento!”, concluiu Jânio Natal. 

Da Redação com iom informações da Alba

Foto: deputado Jânio Natal com secretário Fábio Vilas-Boas (Divulgação)