Bolsonaro diz que governo trava guerra da informação contra  os ‘inimigos’ de sempre

Compartilhe

Presidente tenta justificar as notícias sobre aumento do desmatamento da Amazônia, que mancham ainda mais a imagem negativa do Brasil no mundo

O presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã dessa sexta, 23, no Quartel-General do Exército, em Brasília,da cerimônia do Dia do Soldado (celebrado em 25 de agosto). 

Em seu discurso, citou a Amazônia e a “árdua missão” de defendê-la e que há uma guerra de informação em curso. “Meus irmãos militares, população brasileira, vamos marchar para o sucesso. Não nos faltam inimigos, como os de sempre, que temo ganharem a guerra da informação contra a verdade”, disse.

O dia foi de manifestações pelo mundo, em frente às embaixadas brasileiras e redes sociais, protestando contra o aumento do desmatamento na floresta amazônica. 

O presidente baixou decreto autorizando o uso das Forças Armadas no combates aos incêndios criminosos na Amazônia. 

À noite, em cadeia nacional de rádio e TV, Bolsonaro fez um discurso feijão com arroz, lendo o telepronter, descaracterizado dos pronunciamentos polêmicos a que está acostumado a fazer. O presidente declarou que, “mesmo que as queimadas não estejam fora da média dos últimos 15 anos, não estamos satisfeitos com o que estamos assistindo”. Afirmou que o Brasil dá “exemplo de sustentabilidade” e acrescentou que “espalhar dados e mensagens infundadas não contribui para resolver o problema”. E disse que “é nosso dever proteger a Amazônia”. Assista