Polícia Federal atribui a Rodrigo Maia corrupção, lavagem de dinheiro e caixa 2

Compartilhe

O blog de Fausto Macedo, no jornal Estadão, revela que o relatório conclusivo da Polícia Federal (PF) atribuiu ao atual presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa 2 em investigações baseadas na delação da Odebrecht.

Na planilha de propinas da Odebrecht, Maia é identificado como ‘Botafogo’. Segundo a PF, ele teria recebido R$ 350 mil nas eleições de 2010 e 2014, mas ocultou detalhes da origem do dinheiro. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin deu 15 dias para a procuradora-geral, Raquel Dodge, decidir se oferece denúncia – ela também pode devolver com solicitação de novas investigações. O relatório é assinado pelos delegados Bernardo Guidali Amaral e Orlando Cavalcanti Neves Neto.

E agora?

“Maia é a peça-chave no jogo político que envolve na Câmara projetos de grande impacto e interesse do governo Bolsonaro e do ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, como o pacote anticrime e a Lei do Abuso de Autoridade, que provoca desconforto entre promotores, juízes e delegados”, diz o blogueiro Fausto Macedo.

A conclusão da PF que coloca Maia contra a parede ocorre em meio a um clima nervoso que paira entre delegados da corporação e o presidente Jair Bolsonaro. Nos últimos dias, o presidente tem declarado que é ele ‘quem manda’ na instituição. Bolsonaro decidiu trocar, subitamente, o superintendente da PF no Rio, delegado Ricardo Saad. Questionado por delegados que se insurgiram publicamente com seu gesto, ele disse que ‘não é um presidente banana’.

Reunidos em Salvador, na sexta (23/8), delegados da Polícia Federal divulgaram carta defendendo a aprovação do projeto que dá autonomia à corporação. O projeto está na Câmara que Maia preside.