Como será a eleição de vereador em Eunápolis

Compartilhe

Uma das grandes dificuldades dos grupos políticos de Eunápolis – roberistas, dapezistas e agora também carletistas – será a montagem dos partidos para a eleição de vereador, agora sem coligação. 

Roberistas

No grupo do prefeito Robério, 13 a 15 vereadores com mandato (todos preferidos do prefeito), procuram candidatos ‘escadas’ para atingir o quociente eleitoral nos partidos. Lembrando que o controle das inscrições nas mãos do prefeito permite a manipulação até a última hora. 

Oposição

No grupo de Cordélia, há apenas um vereador eleito, pelo DEM. As chances de eleição para vereador serão maiores caso o grupo dapezista consiga 3 ou 4 legendas.

3ª Via carletista

Já a 3ª Via anuncia 4 partidos, com 2 a 4 vereadores de mandato e algumas candidaturas preferidas dos caciques do novo grupo. Lá também a procura de ‘escadas’ já começou.

Mulheres

Com a nova regra eleitoral que pode cassar toda a chapa em caso de uso de candidaturas laranjas, principalmente na cota feminina, os grupos (e candidatos individualmente) terão que ter muito cuidado. Ganhar e não levar é muito frustrante.

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus