Traficante internacional de cocaína é preso em Eunápolis-BA

Uma operação de combate o tráfico de drogas internacional foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira, 4/12, em 4 estados (SP-MS, BA e SC), com principal foco em São Paulo. Um suspeito foi preso em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. A PF cumpre 13 mandados de prisão temporária e 33 de busca e apreensão. Ao menos 15 aeronaves usadas por uma quadrilha que traficava cocaína da Bolívia foram apreendidas. A PF batizou a operação com o nome de Voo Baixo.

O grupo criminoso era comandado por um suposto empresário do interior de São Paulo, que articulava a compra e o transporte aéreo da droga de traficantes bolivianos. Ele recebia a cocaína no Mato Grosso do Sul e a transportava por meio de aviões ao Estado de São Paulo. Iniciada em maio de 2018, a ação da Polícia Federal resultou em apreensões que totalizam, aproximadamente, 2.6 toneladas de cocaína e na prisão de outras 11 pessoas.

Os investigados serão indiciados pela prática de crimes de tráfico de drogas (artigo 33, parágrafo 1º, inciso I, da Lei 11.343/06) e associação para o tráfico de drogas (artigo 35 da mesma lei), com penas de 5 a 15 anos e multa e 3 a 10 anos e multa, respectivamente.