Porta dos Fundos: STF derruba decisão que suspendia exibição do especial na Netflix

Compartilhe

Um dia depois da decisão judicial de 1ª instância que proibia a exibição do especial “A Primeira Tentação de Cristo” produzido por Netflix/Porta dos Fundos, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a proibição, atendendo pedido da Netflix.

A decisão foi monocrática, do ministro e presidente da Corte Dias Tóffoli. 

Tóffoli pediu a suspensão da decisão judicial feita pelo desembargador Benedicto Abicair, na quarta (8/1), que havia acatado pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, a Netflix recorreu ao STF. Ainda de acordo com a Folha, Tóffoli teria usado em seu argumento que apesar da relevância do respeito à fé cristã, “não é de supor, contudo, que uma sátira humorística tenha o condão de abalar valores da fé cristã, cuja existência retrocede há mais de 2.000 anos, estando insculpida na crença da maioria dos cidadãos brasileiros”, afirmou o ministro.

Críticas

Feito em parceria com a Netflix, o especial “A Primeira Tentação de Cristo” gerou críticas por apresentar uma narrativa em que Jesus (interpretado pelo ator Gregório Duvivier) teria tido uma experiência homossexual no período em que permaneceu no deserto. 

Além da associação que entrou com o pedido judicial, outros grupos católicos também já haviam criticado a produção do Porta dos Fundos pelo teor do humorístico. Em meio à essas críticas, inclusive, a sede da produtora, no Rio de Janeiro, foi alvo de ataques com coquetéis molotov no último dia 24 de dezembro.