Servidores estaduais protestam na Assembleia Legislativa contra reforma da Previdência

Compartilhe

Representantes de diversos sindicatos de servidores estaduais estão mobilizados na frente da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta sexta-feira (31/1).

Os deputados pretendem votar a PEC 159, que trata da reforma da Previdência do governo do estado.

A previsão seria votar a reforma ainda nesta sexta, em dois turnos, após o governo derrubar na Justiça a liminar que impedia a tramitação da PEC.

APLB fala em invadir a Assembleia

Rui Oliveira, presidente da APLB, Sindicato dos Professores do estado, destacou que não acredita na votação nesta noite.

“O governo fez um esforço muito grande, conseguindo derrubar a liminar, e tentará votar agora a PEC, em dois turnos, até a meia noite. Se deixar para votar na próxima semana, vamos ‘invadir’ com milhares de trabalhadores [a Alba]’”, falou o sindicalista.

Ele ainda pontuou que a categoria fará uma grande caminhada na Festa de Iemanjá, no domingo: “Vamos fazer uma grande caminhada, denunciando para todo mundo as atrocidades do governo”.

Firmino Júlio, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do ensino superior, afirmou que deveria ter havido mais debate antes da votação da PEC.

“Ele (Rui Costa) como governador de esquerda, deveria pegar a PEC do governo Bolsonaro, sentar com os trabalhadores e aperfeiçoar ela, diminuir os impactos. Estamos completando seis anos sem aumento”, falou.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SindiSaúde), Ivanilda Brito criticou a postura de Rui Costa, que se reuniu com representantes de diversas categorias dos servidores estaduais, mas não colocou em pauta a reforma da Previdência.

“Ficamos sabendo pela mídia, no dia 17 de dezembro. Desde lá que estamos nessa luta, tentando dialogar.”, disse.

Também marcaram presença representantes do Sindicato dos Servidores da Fazenda, dos Trabalhadores em Saúde, dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário, dos Docentes da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), da Polícia Civil e dos Servidores do Poder Judiciário.

Com informações do site Bahia.ba Foto: Estela Marques