Deputado Uldurico Júnior entrega jet ski à Marinha em Porto Seguro

A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro comemorou o 41º aniversário de sua presença na Costa do Descobrimento.

O niver foi comemorado na terça-feira, 30 de abril, em Porto Seguro, com uma concorrida cerimônia prestigiada por diversas autoridades civis e militares convidadas.

Uldurico Júnior

O deputado federal Uldurico Júnior (PROS) aproveitou a data para entregar ao capitão-de-corveta Júlio César do Amaral, que comanda a  Capitania em Porto Seguro,  um Jet Ski obtido por meio de emenda parlamentar de sua autoria, sendo também homenageado pela Marinha. O equipamento vai ajudar na fiscalização e segurança da navegação no extremo sul baiano.

Histórico

A Marinha do Brasil iniciou sua presença no extremo sul da Bahia em 12 de março de 1919, com a Agência da Capitania dos Portos em Belmonte. Após 59 anos a Marinha desativou a Agência e estabeleceu-se em Porto Seguro, a partir de 20 de abril de 1979 (foto), onde permaneceu como Agência até o ano de 2012, quando foi elevada à categoria de Delegacia, em razão do crescimento da comunidade marítima na região.

A Delegacia atua em  25 municípios, dos quais 8 estão ligados à extensa faixa litorânea de 350 quilômetros entre os municípios de Belmonte até Mucuri, compreendendo assim a Costa do Descobrimento, Costa das Baleias e Costa Dourada. Desde 2016, possui outros quatro municípios ribeirinhos de Minas Gerais, localizados no Vale do Jequitinhonha, atuando em Salto da Divisa, Jacinto, Jequitinhonha e Itaobim.