Estudo aponta presença de agrotóxicos na água de Eunápolis, Porto Seguro e região

Spread the love

A lista inclui ainda Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga na Costa do Descobrimento. Na Bahia são mais 263 cidades com água contaminada, em dados coletados entre 2014 e 2017.

A presença de agrotóxicos na água tratada pela Embasa na microrregião significa que os mananciais da bacia da Costa do Descobrimento, onde a estatal coleta água para tratamento, estariam contaminados.

Matéria publicada no jornal Correio mostra detalhes do estudo, quais são as cidades no estado em situação mais crítica e a lista com 271 municípios onde se encontrou agrotóxico na água consumida pela população.

Saúde – As intoxicações por agrotóxico, em casos graves, podem até causar coma, parada cardíaca, hemorragia ou perda da visão.

O Ministério da Saúde alerta que os venenos podem entrar no corpo por meio de contato com a pele, mucosas, respiração ou ingestão. Os sintomas mais comuns logo após a exposição são mal-estar, dor de cabeça e cansaço. Nos casos mais graves, pode se identificar lesões de pele, tonturas, dificuldade respiratória, podendo ocorrer coma e morte.

Os agrotóxicos também podem desenvolver problemas crônicos, que aparecem após algum tempo, como distúrbios como irritabilidade, ansiedade, alterações do sono e da atenção, depressão; dor de cabeça, cansaço, alergias de pele e respiratórias, problemas neurológicos e até alguns tipos de câncer.

As informações estão em matéria do jornal Correio publicada neste domingo, 21 de abril.

CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA COMPLETA

error: