Guerra na Saúde em Eunápolis: Márcia Quaresma chega peitando Jairo Júnior

Em fogo amigo de grosso calibre, Márcia Quaresma expôs a artimanha de Jairo Júnior a todos os colegas secretários. Ela é a 10ª secretária de Saúde que o prefeito Robério nomeia em 2 mandatos e meio. Em áudio postado no grupo criado pelo prefeito no Whats App, a nova secretária reagiu contra a postura de Jairo Júnior, seu subordinado e superintendente de Atenção Básica, que pretendia centralizar nele as informações operacionais da pasta. Mas não é bem o que parece

Dessa vez, a atitude de Jairo até faz sentido e certamente tem o aval do prefeito, já que Márcia vai demorar para entender a complexidade da saúde pública no município. Quem chega de fora precisa conhecer como a banda toca, senão desafina e não consegue trabalhar. 

Inexperiência

A nova secretária podia começar pianinho, admitindo que tem pouca experiência para administrar a saúde pública de uma cidade do porte de Eunápolis. Stella Souza, muito mais experiente quebrou a cara. Rodrigo Kuada, outro conhecedor também dançou. cada um durou 1 ano no cargo, sem apresentar resultados. 

Márcia foi nomeada não pelo currículo, mas pela proximidade com a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, esposa de Robério. Ela foi secretária de Saúde em Cabrália, uma cidade bem menor, onde não conseguiu fazer a diferença, mesmo tendo autonomia para isso. Inclusive o prefeito Agnelo não a quis de volta.

O que parece é que Márcia Quaresma vai precisar de humildade para admitir sua limitação. Enquanto subestimar os problemas não conseguirá ter sucesso. E Jairo vai continuar na cola secando seu trabalho de olho na vaga.

Por Geraldinho Alves, editor do Bahia40graus

error: